Uma das coisas mais fascinantes sobre o universo é que há muito para aprender e descobrir. Se você se interessa por astronomia, astronáutica, astrofísica ou qualquer outra área relacionada à exploração espacial, provavelmente já ouviu alguns fatos curiosos sobre o universo. Aqui estão algumas coisas surpreendentes que você provavelmente não sabia sobre o espaço:
- O Universo é infinitamente grande. Ainda que os astrônomos tenham medido o universo a partir de sua origem, estima-se que ele seja 100 milhões de vezes maior do que isso.
- O Universo contém cerca de 100 bilhões de galáxias, cada uma contendo cerca de 100 bilhões de estrelas.
- A galáxia mais próxima da Terra é a Via Láctea, com cerca de 22 mil anos-luz de distância.
- A Via Láctea tem cerca de 400 bilhões de estrelas e é mais ou menos 100 mil anos-luz de diâmetro.
- O Sol é uma das estrelas mais próximas da Terra, a cerca de 8 minutos-luz de distância.
- A luz do Sol leva 8 minutos para chegar à Terra, mas leva 4 horas para chegar ao planeta mais distante do Sistema Solar, Netuno.
- O Sistema Solar tem 8 planetas, incluindo a Terra, e 5 objetos transnetunianos conhecidos como planetas menores (Plutão, Eris, Haumea, Makemake e Ceres).
- O planeta mais próximo do Sol é Mercúrio, com uma distância média de 57 milhões de quilômetros da Estrela Central do Sistema Solar.
- O planeta mais distante do Sol é Plutão, com uma distância média de 5,9 bilhões de quilômetros da Estrela Central do Sistema Solar.
- A Lua é o único satélite natural da Terra e tem um diâmetro de 3.476 quilômetros (2.160 milhas).
- O maior satélite natural do Sistema Solar é Ganimedes, satélite natural de Júpiter, com um diâmetro de 5262 quilômetros (3270 milhas).
- A estrela mais próxima da Terra é Proxima Centauri, a 4,2 anos-luz de distância da Terra. É também a estrela mais próxima do Sol e parte do sistema triplo Alpha Centauri.
- A estrela mais brilhante visível no céu noturno é Sirius, parte do sistema binário Sirius-A e B e localizada na constelação Canis Majoris a 8,6 anos-luz da Terra.
- Existe um buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea chamado Sagitário A * com uma massa equivalente a 4 milhões de massas solares e um diâmetro estimado em 44 milhões de quilômetros (27 milhões de milhas).
- Os buracos negros supermassivos são os objetos mais densos no universo conhecido; sua densidade é tão grande que um objeto colocado dentro seria esmagado até o tamanho zero em questão de segundos!
- Há uma enorme quantidade de poeira interestelar espalhada pelo universo; estima-se que existam cerca de 10 milhões de toneladas deste material por metro cúbico no espaço intergaláctico!
- Existem cerca de 50 bilhões de asteroides no Sistema Solar; destes, cerca de 16 mil foram nomeados oficialmente pelos astrônomos!
- Os planetas extrasolares são aqueles localizados fora do Sistema Solar; até agora foram descobertos cerca de 4200 destes!
- Um dia na superfície dos Júpiteres exteriores demora 9 horas e 55 minutos terrestres; um dia na superfície dos planetas interiores demora apenas 10 horas terrestres!
- O maior planeta conhecido no universo é Júpiter externo TrES-2b; possui um diâmetro 1,7 vezes maior que Júpiter interno!
- Alguns asteroides possuem órbitas elípticas bastante excêntricas; alguns chegam tão perto da Terra que podem ser vistos facilmente a olho nu!
- Existem algumas galáxias que são tão grandes quanto a Via Láctea; algumas delas são até 10 vezes maiores!
- Existe uma enorme quantidade de gás interestelar espalhada pelo universo; estima-se que existam cerca de 1 bilhão de toneladas deste material por metro cúbico no espaço intergaláctico!
- Existe uma grande quantidade de matéria escura no universo; estima-se que ela componha cerca de 27% da matéria total no universo!
- Acredita-se que a matéria escura seja formada principalmente por partículas subatômicas chamadas WIMPs (Weakly Interacting Massive Particles) cuja existência ainda não foi confirmada pela ciência moderna!
- Existe uma quantidade incalculável de poços negros no universo; estimam-se que existam entre 10 milhões e 1 bilhão destes objetos em todo o universo conhecido!
- Embora os buracos negros sejam invisíveis para telescópios ópticos, eles podem ser detectados usando telescópios infravermelhos ou raios X!
- Acredita-se que os buracos negros supermassivos sejam responsáveis pela formação das galáxias elípticas; elas são formadas quando duas galáxias espirais colidem e formam um buraco negro supermassivo no centro da galáxia resultante!
- Existe um enorme corredor interestelar chamado “O Grande Corredor Interestelar”; ele liga as galáxias da Via Láctea e Andrômeda e tem cerca 1 milhão anos-luz (3 milhões anos-luz)de comprimento!
- Acredita-se que existam outras dimensões além daquelas conhecidas pela física clássica; estudiosos acreditam que essas dimensões possam revelar novas leis físicas desconhecidas pela humanidade!
No Comment! Be the first one.