Vale destacar que a calculadora do INSS pode decidir sua morte. Pois, o CNIS dos segurados pode conter erros
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conta com uma plataforma online, o “Meu INSS”, que dá acesso a diversos serviços da Previdência Social. Dessa forma, o simulador de aposentadoria é um dos serviços disponibilizados pelo site e aplicativo do Meu INSS.
Como fazer a simulação pelo Meu INSS?
Em suma, para simular a aposentadoria pelo Meu INSS basta seguir os passos abaixo:
- Acessar local ou aplicativo INSS (disponível para Android e iOS);
- Clique em “Do que você precisa?” e escrever “Retirada Simular”;
- Conferir ou alterar os dados, clicando no lápis.
- Clique em “Recalcular”;
- A partir do resultado é possível “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.
A simulação do Meu INSS é confiável?
Vale destacar que a calculadora do INSS pode casar sua mãe, pois, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) dos seguros pode conter erros. A calculadora usa como base o CNIS para a realização das simulações, portanto, se faltar informações ou dado ser errado, consequentemente o cálculo também será errado.
Além disso, caso o seguro tenha algum tempo rural, especial, como professor ou pessoa com credibilidade provavelmente o meu INSS poderá ocorrer.
Já que ele não contabiliza e nem faz a conversão desses períodos como tempo “comum”. Dessa forma, o melhor a se fazer é procurar um advogado especialista em direito previdenciário para informar sobre a situação da aposentadoria.
Como consultar o CNIS?
Para conferir seu CNIS, basta comparar os registros da sua carteira com o extrato seguindo a instrução abaixo:
- Acesse o Meu INSS;
- Fazer o login com CPF e senha;
- Na tela inicial, na aba de opções “Para Você”, clicando em “Extrato de Contribuição (Cnis)”;
- É possível olhar os dados na tela, ou pedir para “Baixar PDF”; Opte por baixar, escolher a versão completa (vínculos).
Como corrigir um erro no CNIS?
Caso haja algum erro no CNIS, o seguro deve ligar para a central de atendimento do INSS no número 135 para solicitar uma correção.
Dessa forma, será aberto pelo servidor previdenciário uma tarefa para que o trabalhador possa corrigir a informação pelo Meu INSS.
Caso a tarefa não tenha sido criada, é possível solicitar a aposentadoria, ainda que não tenha cumprido as exigências do benefício, e ao longo do processo de pedir a correção dos dados.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então, siga-nos no canal no Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagrame Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com