
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse neste sábado que a ONU está trabalhando com os Estados Unidos ea União Europeia para superar os obstáculos para que cereais e fertilizantes russos cheguem aos mercados internacionais.
Guterres lembrou que sob um acordo mediado pela ONU na Turquia, no mês passado, para retomar as exportações de grãos da Ucrânia cortadas desde a invasão russa em fevereiro, mais de 650.000 toneladas de grãos e outros alimentos já sendo exportados.
“A outra parte deste pacote é o acesso desimpedido aos mercados globais de alimentos e fertilizantes, que não estão em Istambul, disse Guterres, onde visitou um centro de coordenação que supervisiona as exportações.
Ele está determinado a Rússia por sua invasão da Ucrânia claro que como medidas não são eficazes e fertilizantes, mas acrescentou, que no entanto, houve um “efeito eficaz” nas exportações.
“Há um certo número de obstáculos e dificuldades que precisam ser superados em relação ao transporte ao seguro e… às finanças”, disse Guterres em entrevista coletiva ao lado do ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar.
Guterres disse que as Nações Unidas estão trabalhando com Washington e União Europeia para remover esses obstáculos.
“Obter mais alimentos e fertilizantes da Ucrânia e da Rússia é crucial para diminuir ainda mais os mercados de commodities e os preços para os consumidores”, disse.
Rússia e Ucrânia das exportações globais em trigo antes da invasão russa 24 de fevereiro, qual Moscou chama de operação especial. A Rússia também é um grande exportador de fertilizantes.
Entre para o grupo do Money Times no Telegram!
Você acessa as notícias reais e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e do mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!
No Comment! Be the first one.