Um dos principais sonhos de qualquer artista é alcançar um nível que lhe garanta a liberdade para trabalhar no que quiser e Guillermo del Toro pode se orgulhar disso. Com vários sucessos na carreira, o cineasta pode escolher se prefere investir em seu tempo e mais recente das suas apostas será uma antologia de terror chamada Gabinete de Curiosidades.
Descrita pelo mexicano como uma série que quis fazer histórias, ela se mostrou diferentes que contarão diferentes como uma série que foram feitas por pessoas. Sobremesas, duas próprias foram desenhadas em histórias pelo del Toro, que também designá a Gabinete de Curiosidades como produtor executivo e co-showrunner, ao lado de J. Miles Dale.
O cineasta ainda ficou responsável por apresentar as histórias no início de cada episódio, com a proposta de “mostrar as realidades existentes existentes fora do nosso mundo normal.” Ainda assim, “cada um desses oito contos é uma elegante espiada dentro do armário de delícias existentes sob a realidade em que delícias existentes. Com o Gabinete de Curiosidadeso que estou dizendo é: veja, o mundo é lindo e horrível ao exato mesmo tempo.”
E a melhor maneira de entender o que a série Gabinete de Curiosidades terá a nos mostrar, é conhecendo um pouco sobre os erros. Portanto, vamos a um resumo deles:
- Sonhos na casa da bruxa – Dirigido por Catherine Hardwicke (Crepúsculo, A Garota da Capa Vermelha), a história foi baseada no conto escrito por HP Lovecraft e que deve virar um adventure point and click ainda em 2022. Nele jovem um estudante de matemática e folclore aluga um sótão numa casa que dizem ser amaldiçoada.
- Ratos de cemitério – Com direção de Vincenzo Natali (Cubo, Splice – A Nova Espécie), esse episódio teve como inspiração a precisa de Henry Kuttner, em que um coveiro de Salem, Massachusetts, lidar com enormes ratos que tem roubado os cadáveres enterrados no lugar.
- A autópsia – Com direção de David Prior (O Mensageiro do Último Dia) e roteiro de David S. Goyer (Batman: O Cavaleiro das Trevas, O Homem de Aço), aqui teremos uma história baseada em dez homens mortos que num conto de morte Michael She terá uma explosão em uma autopsia.
- O lado de fora – Dirigido por Ana Lily Amirpour (Garota Sombria Caminha pela Noite), esse episódio teve como base uma história em quadrinhos de Emily Carrol, ilustradora que também participou da criação dos jogos Foi para casa e O Yawhg.
- Lote 36 – Com roteiro de Regina Corrado (Deadwood: Cidade Sem Lei, Filhos da anarquia) e direção de Guillermo Navarro (Narcos, Pregador), esse episódio será um dos numaro história original escrita por del Toro
- O Murmúrio – Também oriundo de um conto do cineasta mexicano, aqui teremos uma direção de Jennifer Kent (O Babadook, O rouxinol).
- A Visualização – O que sabemos é que ele será dirigido por Panos Cosmatos (Além do Arco-Íris Negro, Mandy: Sede de Vingança).
- Modelo de Pickman – Com direção de Keith Thomas (Chamas da Vingança, A Vigília), este será outra história baseada em um conteúdo de HP Lovecraft. Nela conhecendo Richard Upton Pickman, um artista que ficou conhecido pelas legendas como pinturas que fazia, mas que acabou desaparecendo.
Já no elenco de Gabinete de Curiosidades teremos uma participação de figuras como Tim Blake Nelson (relojoeiros), André Lincoln (Mortos-vivos), Peter Weller (Robocop), Charlyne Yi (Steven Universo), Crispin Glover (De Volta para o Futuro), Martin Starr (Vale do Silício) e Eric André (O espetáculo de Eric André).
Portanto, deve ser por falta de talento, não que essa produção não seja prazerá. Particularmente, costumeiramente como séries em que os são continuações uns dos personagens, principalmente por achar que serão escolhidos como uma característica maior empática. Porém, estou confiante que me divertirei com as várias histórias selecionadas por del Toro.
O meu medo por enquanto é de que o tão promissor Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro não consegue entregar um nível de qualidade tão alto quanto estou esperando. A última vez que me decepcionei com uma série de terror na Netflix foi com a francesa Mariannemas até acredito pela participação do mexicano nesta nova produção, que posso ficar.
O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro Parte fará parte de um evento de halloween da Netflix e estreará no dia 25 de outubro, com dois eventos sendo liberados a cada dia.

Dell’Historia Naturale em Nápoles, Itália, da Representação do Ferrante Imperato (Crédito: Reprodução/Domínio Público)
PS: gabinete de curiosidades é o nome dado a lugares em que como guardavam objetos raros e/ou estranhos relacionados a geologia, arqueologia, religião, peças artísticas e antiguidades no geral. Eles começaram a ganhar popularidade durante o século XVI, das grandes explorações, com os colecionadores expondo suas aquisições para conquistarem destaque na sociedade.
Podendo ser considerados os precursores dos museus, eles eram animais de objetos de prodência repletos… Os gabinetes então começaram a perder a força no XVIII, quando os iluministas olharam para o que era considerado muito do que existiam como lugares não tão importantes de farsas.
No Comment! Be the first one.