No dia da eleição, é preciso levar um documento oficial, podendo ser RG, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou CNH
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Faltam para os cidadãos brasileiros irem às urnas dois meses para escolher o presidente da república, governadores, senadores e deputados da república, governadores e distritos. Dessa forma, o primeiro turno acontecerá no dia 2 de outubro.
Já se segundo para presidente e previsível é provável que aconteça no dia 30 de outubro. Portanto, as datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, de acordo com o previsto pela Constituição Federal.
Documentação
Em síntese, no dia da eleição, é necessário levar um oficial com foto, podendo ser carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
Além disso, é importante levar o título do eleitor, pois constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Caso prefira, é possível e instale o e-Título (disponível para Android e iOS).
“As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora do voto”, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o eleito tenha perdido o título e sabe qual é o seu voto local de votação, é possível apenas com um documento oficial com foto.
Como saber meu local de votação?
Ou deve votar em uma seção eleitoral específica. Dessa forma, é preciso saber o número da zona eleitoral e o local de votação. Há cinco formas de resolver essas informações, sendo elas:
- Não site do TSEno menu “Eleitor e eleições”;
- Não Facebook ou Twitter do TSE, enviando uma mensagem para interagir com um virtual;
- Nenhum aplicativo e-Título;
- Não Disque Eleitor dos Tribunais Eleitorais Eleitorais (TREs);
- No cartório mais próximo.
Qual o valor da multa por não votar?
O voto é obrigatório para os cidadãos com mais de 18 anos e com menos de 70 anos. Dessa forma, quem não pode comprovar deve justificar a sua ausência.
Quem não justifica deve pagar uma multa que varia entre R$ 1,05 e R$ 3,51. Além da multa, poderá sofrer outras penalidades, como não poderá tirar passaporte e se inscrever em um concurso.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal não Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
EUmagem: Xand7777 / Shutterstock.com