Parcelas turbinadas não surtiram efeito e consignado pode fazer o número de devedores subir
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
De acordo com o PoderData, cerca de 43% dos pesquisadores estão pesquisando o Auxílio inadimplentes. Portanto, de contas de pagar alguma conta em julho pagas. Entre as pessoas que não recebem o benefício, a inadimplência é maior, alcançando 48%. Nesse grupo, 44% seguem com as contas em ordem.
Parcelas turbinadas não surtiram efeito
O levantamento foi realizado de 14 a 16 de agosto. Dessa forma, já leva em conta as parcelas ‘turbinadas’ do programa, sem valor de R$ 600,00.
Série histórica demonstra que a estabilidade é estável e ficou dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. Em julho, 47% da população deixou de pagar alguma conta. Outros 45% ficaram com os boletos em dia. Em maio, o percentual era de 50% a 43%, respectivamente, assim como em janeiro.
Assim, os dados mostram que os beneficiados pouco sentiram o impacto do aumento do valor do programa social em relação à quitação de débitos.
Crédito consignado deve aumentar o endividamento
O crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, deve aumentar ainda para ser liberado em setembro
Foi autorizado pela União que as instituições financeiras autorizadas o comparandomas sem determinar o teto para os juros e tirando do governo a responsabilidade em caso de superendividamento.
De acordo com Paola Loureiro Carvalho, assistente social e diretora de Relações Institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica, uma medida contradiz o ideal de combate à miséria.
“As razões que atestam a crueldade dessa medida superam o âmbito econômico e atingem o plano ético. É consenso que o ponto de vista da política pública de combate à pobreza e aumento de bem-estar, crédito em geral não deve ser prioridade”, explicou ao iG.
Segundo Paola, o consignado quase como um programa de transferência de renda para o sistema financeiro, está aproveitando a situação de pobreza da população para atender os juros.
“Os recursos financeiros consignados dos danos sociais o caráter de proteção dos benefícios ao entregam parte dos sistemas previstos. Sequestrar a situação de futuro com medo, em famílias em situação de miséria, à armadilha do direito comparando”, afirmou.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal não Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Pormezz / Shutterstock.com