O Whatsapp eo Telegrama são apps gratuitos utilizados e conhecidos por seu serviço gratuito. Porém, no último domingo (19), o Telegrama anunciou uma versão para assinantes. O Whatsapp O Bussiness Premium também deve chegar em breve à versão comercial do mensageiro, mas segue ainda sem dados de lançamento. Como novidades pagas têm propósitos e públicos-alvo diferentes, mas também aprimoram a experiência que ambos promovem. A seguir, confira mais detalhes sobre os dois serviços e saiba como os principais de uso.
Telegram e WhatsApp Business ganharam versões para assinantes com recursos exclusivos — Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull)
Telegram: é possível alterar os dados de uma ligação no histórico? Confira no Fórum do TechTudo.
O Telegrama Prêmio é um modelo pago do conhecido aplicativo de mensagens para Android e iPhone (iOS), com recursos exclusivos para os assinantes. Com esta versão, os usuários podem expandir suas opções dentro do aplicativo e melhorar ainda mais a experiência de uso, como recursos de Transferências em alta velocidade e mensagens de voz.
Já o Whatsapp Prêmio empresarial é um plano de assinatura que funcionará apenas nas contas empresariais, idealizado para o serviço de mensagens especialmente para negócios. De acordo com as informações divulgadas pelo site WABetaInfo, a versão paga vai liberar ferramentas como o acesso simultâneo em mais de dez dispositivos, o que vai trazer ainda mais praticidade para as operações comerciais realizadas na plataforma.
são os recursos disponíveis no Telegrama Prêmio? E no Business Premium?
Entre os recursos extras do Telegrama Premium está o upload de arquivos com mais de 4GB (na versão convencional do aplicativo, o limite é de 2GB) e dobrados, como o acesso a mais grupos, a possibilidade de criar uma biografia longa ou usar mais caracteres nas legendas das mídias, por exemplo. Além de gerenciamento, serviço e remoção de anúncios, além de uso de emojis e stickers, com avatares animados até a isso também de mensagens de voz.
Vale dizer que quem usa o serviço convencional do Telegrama, sem assinatura, poderá ser visualizado como normalmente, seja no recebimento de arquivos ou das figurinhas exclusivas; a diferença é que não poderá fazer o envio desse tipo de conteúdo.
Os recursos do Whatsapp Business Premium, por outro lado, ainda serão oficialmente divulgados. Porém, segundo rumores, além da vinculação da conta em até dez dispositivos, a versão paga vai permitir hospedagem em nuvem e criação de links curtos e personalizados, que servirão como um “atalho” para facilitar o contato com o canal de atendimento da empresa.
Recursos para assinantes do Telegram Premium e WhatsApp Business Premium: Foto: Reprodução/Mariana Tralback e WABInfo
Quais as principais diferenças entre os serviços? Para quem são recomendações?
A maior diferença entre os dois serviços públicos. O Telegrama Premium pode ser adquirido por qualquer pessoa – ou seja, usuários “comuns” que usam o aplicativo para fins pessoais. A ideia dele é aprimorar a experiência do dia a dia. Já o Whatsapp Business Premium é destinada às contas comerciais cadastradas na plataforma. Desse modo, ele é ideal para comerciantes e empreendedores que buscam facilitar o processo de atendimento aos clientes.
Ao considerar que foram idealizados com propostas diferentes, é possível compreender os aplicativos dos dois recursos disponíveis para diferirem entre si. Não Telegrama Premium, eles têm o objetivo de diversificar o bate-papo do cotidiano. Já não Whatsapp Business Premium, como funcionalidades têm o intuito de melhorar a comunicação de empresas.
O Telegram Premium oferece recursos para usuários comuns, como novas reações, enquanto o WhatsApp Business Premium é indicado a empresas — Foto: Foto: Divulgação/Telegram e WABetaInfo
O Telegrama Premium custa R$ 24,90 por mês no Brasil, com apenas um tipo de plano até o momento. O valor pode ser pago via saldo do Google Paycartão de crédito, Mercado Pago ou código de vale-presente. Para os usuários que não realizaram uma assinatura, o aplicativo funcionou gratuitamente, com os recursos básicos já conhecidos.
O Whatsapp Business Premium, porém, ainda não teve valores divulgados e não sabe quais são os planos de assinatura disponíveis, já que uma plataforma está em desenvolvimento para dispositivos Android, iOS e Desktop.
Com informações de Telegrama e Monitor técnico
Veja também: Whatsapp Web: não foi adicionado 3 funções ao PC para ativar

WhatsApp Web: não 3 PC que adiciona funções ao mensageiro