Contribuição retroativa do INSS: quem pode e como fazer? Verifique são para pagamentos atrasados ao instituto
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Quando você está desempregado, ou não trabalha dentro do regime CLT, pode ser que deixe de contribuir para a previdência social por um tempo. Contudo, muita gente fica na dúvida se isso atraso numa data futura, ou mesmo se é possível fazer o pagamento das guias em atraso.
Então, será que é possível fazer uma contribuição retroativa do INSS? E se a resposta for positiva, em que casos isso acontece? Para saber mais, confira a seguir.
Contribuição retroativa do INSS: quem pode e como fazer?
Dessa forma, a primeira coisa a ser dita é que sim, é possível fazer uma contribuição retroativa do INSS. Porém, nem todo mundo pode fazer esse tipo de pagamento. De fato, apenas três grupos de trabalhadores podem contribuir de forma retroativa para o instituto. São eles:
- Contribuintes facultativos: aqueles que fazem o pagamento do INSS por conta própria, e não por obrigação. A ideia é seguir tendo o direito aos serviços previdenciários. Nesse caso, é possível pagar guias atrasados há menos de 6 meses.
- Contribuintes Indivíduos e MEI: aquele que exerce atividade remunerada e assume o risco da atividade. Autônomos são um exemplo. Nesse caso, a pessoa pode fazer pagamentos em qualquer momento ou período. Não é preciso verificar o trabalho quando o atraso for menor que 5 anos.
Por fim, para gerar a guia Guia da Previdência Social em atraso, acesse a página do INSS para seleção de GPS, clique em “Calcular Guia/Carnê”, selecione a faixa da sua filiação, digite seu NIT/PIS/PASEP e confirme. Enfim, cumpra os espaços com os meses que você pretende pagar. Assim, o valor já aparece com multas e juros, e você consegue gerar a GPS e fazer o pagamento.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Reprodução / Agência Brasil