Como impressoras multifuncionais têm sido mais procurados pelos consumidores porque podem facilitar o dia a dia do usuário e ser uma boa escolha quando o assunto é prático. Os benefícios vão desde funções nativas, como scanner, fax e impressão, até atributos como economia de energia, que podem ser um fator decisivo na hora da compra. Como tudo, elas têm algumas características convencionais, que costumam ser mais salgadas quando comparadas a uma impressora também.
Diante de muitas opções e funcionalidades, o TechTudo separou as principais vantagens e soluções do produto para se levar em conta a hora de uma impressora nova.
Impressoras multifuncionais costumam ser bastante práticas para o usuário — Foto: Unsplash/Evelyn Geissler
1. Facilidade para tirar cópias
A impressora 3330DNI suporta uma tela LCD e velocidade de até 42 páginas por minuto — Foto: Reprodução/Amazon
No mundo das impressoras multifuncionais, tirar cópias de documentos, fotos ou outros itens é uma tarefa simples e rápida. Na maioria dos modelos é necessário apenas apertar um botão, como nas impressoras mais especializadas, escolher a opção no painel, para controlar o número de cópias. provavelmente é possível escolher se a cópia será colorida ou preto e branco, com exceção de quando uma das tintas acaba ou em casos de multifuncionais especiais, que fazem impressão somente em P&B.
Tirar cópias pode ser algo demorado numa impressora comum, visto que primeiro é preciso escanear o documento. Ou seja, no final, a cópia acaba se tornando uma impressão comum.
2. Dispensa a compra de um de um scanner
A impressora a tinta multifuncional Brother DCPT420 é uma ótima escolha para quem busca agilidade e praticidade — Foto: Reprodução/Amazon
Outra vantagem de uma multifuncional é ter um acoplamento de scanner. Essa função garante maior facilidade na hora de tirar cópias. Além disso, ela permite que os documentos sejam acessados rapidamente para o computador e alguns modelos inteligentes, diretamente para o e-mail ou desejados para algum serviço de armazenamento online.
Dessa forma, apenas um aparelho precisa resolver como principais do usuário. E caso o aparelho precise de manutenção, o custo de ser menor do que pagar pela assistência técnica de três máquinas diferentes – fax, scanner e impressora.
Vale a pena observar que, provavelmente, os aplicativos para celular que cumprem a função do scanner provavelmente não serão tão bons quanto um scanner dedicado.
Multifuncionais gastam menos energia — Foto: Divulgação/Epson
Um dos benefícios mais atrativos das impressoras multifuncionais é a economia de energia. Em média, uma impressora a laser gasta cerca de 400 kWh para funcionar, enquanto um jato de tinta consome cerca de 50 kWh. No entanto, quando os modelos são multifuncionais, eles tendem a gastar menos ainda. UMA Epson estima que algumas de suas impressoras multifuncionais a laser consumam 85% menos energia do que até que seja aceitável.
A explicação para isso está na evolução tecnológica das impressoras. Agora, os jatos de tinta não precisam se preocupar com o papel que a tinta borra, o que faz o consumo de energia diminuir.
1. Ocupa bem mais espaço
Esse tipo de impressora, por ser grande, pode não caber em todos os lugares — Foto: Foto: Divulgação/HP
Como multifuncionais costumam ser aparelhos mais robustos, eles precisam de um espaço relativamente maior. Quanto mais comum é a configuração do aparelho, ele ser. Um exemplo disso são as impressoras multifuncionais que comportam diversos tamanhos de papel, ou ainda aquelas que possuem função de cópia frente e verso.
Caso a intenção seja consumir a opção de menor espaço possível ou apenas utilizar a função de impressão, como impressora a poder ser a melhor opção.
2. Os preços são bem mais altos
Uma impressora multifuncional é mais cara do que uma impressora convencional. O preço é maior quando pensamos a curto prazo, na hora da compra. Enquanto uma impressora convencional mostra R$ 200, uma multifuncional mostra o cliente perto, em média, a partir de R$ 500. tinta pode durar mais, além de ter menor consumo de energia.
Além disso, uma impressora convencional vai ser mais barata na maioria das vezes porque exerce apenas uma atividade: imprimir. Já um multifuncional cumpre uma série de outras tarefas.
3. Modelos baratos têm menos recursos
Impressoras com tanque de tinta podem disponibilizar como divulgação em custo-benefício
Um modelo intermediário de impressora multifuncional tem recursos brancos como conectividade sem fio, impressão através do aplicativo da marca, opção de impressão preto e colorido e suporte a alguns papéis. Os modelos de usuário mais distantes podem, inclusive, imprimir diretamente o mesmo que o usuário é local distante. Além disso, compatível com fotografia ou em papéis especiais. Algumas são controladas por assistentes virtuais como a Siri ou Amazon Alexa.
No entanto, os modelos variam muito e os preços dos acessórios do aparelho. Quanto mais barata é a impressora, menor é a chance de oferecer os recursos citados acima. Portanto, é preciso ver quais recursos a impressora multifuncional tem antes de comprá-la.
Com informações de Epson e Zumbido de toner
Nota de transparência: Shoptime e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer e a disponibilidade dos produtos estão disponíveis aos estoques. Os valores indicados no texto são referências ao mês de junho de 2022.
No Comment! Be the first one.