A pandemia criou novos hábitos, reforçou tendências e nos mostrou caminhos que ainda não conhecíamos. Isso ocorreu nas mais diversas áreas da vida: trabalho, relacionamento e hobbies. O home office veio para ficar, os divórcios aumentaram significativamente e prazeres da vida como beber vinho se intensificaram.
Mas há tendências que surgiram no início do século e que só se consolidaram como tendência no pós-pandemia. As tendências surgem dos acontecimentos. Esses acontecimentos podem ser regionais ou mundiais e traduzem um modo de pensar, de agir, de fazer e até mesmo os sonhos de parcela de pessoas. E foi assim que surgiu o micro nicho dos decantadores e taças de vinho de cristal exclusivos.
O micro nicho dos decanteres de cristal saírem de casa
Dentro do universo do vinho, um novo hobby totalmente despretensioso e natural virou tendência. Começou assim: Os enófilos nos início dos anos 2010 passaram a levar seu decanter cristal e sua taça de cristal de vinho para os restaurantes. Isso mesmo que vou leu. Mas como isso ocorreu?
Imagem:

Disponível para uso gratuito
Pessoa Derramando Vinho Em Garrafa De Vidro Transparente
Há mais de 15 anos, o nicho de taças e decantadores artesanais e exclusivos vem ganhando força. Isso ocorreu depois que o mercado foi inundado por taças de layout padrão feitas na China.
Em reação a essa enxurrada de produtos iguais e com qualidade inferior, sugiram artesãos do vidro, influenciados pelo movimento DIY (do it yourself – faça você mesmo), criando seus copos, taças e decantadores de vinho de cristal.
Em posse de seus novos equipamentos para vinho, os enófilos mais exigentes já não queriam ir a restaurantes consumir vinhos de R$ 1.000,00 e tomá-los em taças normais. E começaram a levar primeiro taças para saborearem suas preciosidades.
E a moda pegou! Cada um com seu vinho, cada um com sua taça de cristal e cada mesa com seu decanter, às vezes até 2 decantadores, já que não se misturam 2 vinhos em 1 decantador.
Novos produtos surgiram a partir desse movimento
Toda tendência começa incompleta e vai se construindo. Isso é uma característica de qualquer movimento. No início, os amantes do vinho levam suas taças e decanters em sacolas ou até mesmo empunhando-os nas mãos.
Mas logo, percebendo que não era seguro e nem mesmo elegante chegar aos restaurantes com 2 taças, 1 decanter e seu vinho dentro de uma winebox, foram mandando fazer caixas de transporte para suas taças exclusivas e seus decanters exclusivos.
“Ora, nada mais natural que tais caixas fossem produzidas em seu lugar de origem. Assim, aconteceu a segunda onda de produtos desse micro nicho: começaram a ser criadas caixas para as taças e decantadores de cristal exclusivos”, comenta Martin Bruno, um dos mais respeitados sommeliers do mundo.
Os amantes dos vinhos passaram então a exigir que suas exclusividades fossem entregues já em caixas de transporte de couro, camurça e materiais nobres e não mais em caixas comuns de papelão como eram entregues no início do movimento.
Alguns artesãos do cristal passaram a produzir suas caixas, mas outros passaram a encomendá-las a outras pessoas e assim surgiu outro micro nicho.
Essa é uma característica das tendências: elas movimentam e criam mercados que por sua vez consolidam a própria tendência.
Qual será o próximo micro-nicho dentro da tendência dos cristais exclusivos do mundo do vinho?
Há quem diga que trata-se das viagens para se iniciar a produção de vinhos exclusivos. Há quem diga que são restaurantes especializados em harmonização de vinhos, onde você leva seu vinho e o restaurante cria um menu baseado no seu vinho.
Vamos aguardar para apreciar…
No Comment! Be the first one.