Embora nem todos conheçam, o Prompt do janelas oferece comandos e que podem ser úteis em algumas situações interessantes. O recurso também é útil para executar rapidamente no sistema operacional das ações Microsoft. Para ajudar você a usar o seu computador com janelaso TechTudo listou os principais comandos do Prompt, como os atalhos para desativar ou ativar o seu PC, por exemplo.
Para começar a explorar esses atalhos do CMD, é preciso abrir o Prompt do janelas. Por causa de alguns comandos do sistema, é preciso executar-lo com privilégios do administrador. Nossos procedimentos foram feitos em um computador com janelas 7, mas o passo a passo e os comandos são semelhantes em computadores com versões mais recentes do sistema operacional da Microsoftcomo o Windows 8o Windows 10 eo Windows 11. Confira o tutorial a seguir.
Conheça os principais comandos do Prompt do Windows (CMD(; veja lista — Foto: Luana Marfim/TechTudo
Como pré-configurar a transferência de fotos no Windows10? Comente no Fórum do TechTudo.
O que é o prompt de comando (CMD) e como abrir no janelas
O prompt de comando é um recurso do janelas que emula o campo de entrada do sistema operacional em uma tela de interface do usuário. Essa tela é baseada em texto com a interface gráfica do usuário (GUI). O programa pode ser útil para executar comandos que por algum motivo tradicional indisponíveis na interface, ou para realizar funções adicionais do sistema e resolver problemas.
Para abrir o abrir o Prompt do janelasclique no menu iniciar do janelas e digite “cmd” (sem aspas) na caixa de pesquisa. Depois, clique com o botão direito em “cmd” e escolha a opção “Executar como administrador. Se for solicitada uma senha do administrador, digite-a ou apenas confirme a autorização. Se você usa o Windows 8leia este tutorial e saiba como substituir o PowerShell pelo Prompt de Comando no menu do Windows 8.1.
Comandos do sistema do Prompt do janelas
Boa parte dos comandos do Prompt do janelas servem para ajudar a fazer a manutenção do sistema. Eles são muito úteis em situações que a interface gráfica do sistema operacional não está disponível ou simplesmente quando o usuário precisa de uma informação mais rápida e completa.
1) systeminfo (comando para saber mais detalhes sobre o seu janelas)
Para saber mais detalhes sobre o seu janelas, basta rodar o comando “systeminfo” (sem aspas). Além de ser mais rápido para executar, seu grande diferencial é que ele traz mais informações do que a “Propriedades do Sistema”. Depois de ser cumprido, o comando faz uma pesquisa que demora em torno de 15 a 20 segundos. No resultado, você receberá informações sobre seu sistema, que inclui uma série de dados instalados.
Systeminfo mostra vários detalhes sobre seu sistema — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito
2) taskkill (comando para fechar aplicativos)
Como nem sempre você terá a chance de abrir o “Gerenciador de Tarefas” para poder fechar um aplicativo, uma boa saída é usada o comando “taskkill”. Para colocar um exemploá-lo, basta definir alguns parâmetros, e a identificação do programa ser fechado como no abaixo, onde o bloco de notas é fechado a força (/f) e é usado o nome dele em vez do PID identificado (/ Eu estou):
Comando Taskkill fecha aplicativos específicos que estão abertos no computador — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito
3) sfc (comando verificando erros não janelas)
Se o usuário precisa verificar no seu janelas, o comando sfc deve ajudar. Para usar o sistema, basta digitar o comando como no exemplo abaixo, começar uma leitura nos arquivos e localizar erros e itens corrompidos.
sfc: Comando de Prompt Procurar Erros no Windows — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito
4) shutdown (comando para desativar ou continuar o) janelas)
O comando “shutdown -s -t 0” permite desativar o janelas, caso você não tenha acesso à interface gráfica ou o mouse do PC. Com ele, é possível inclusive programar ou desligar o “0″ do comando pela quantidade de segundos. É possível, por exemplo, configurar o sistema para desativar após 3 horas. Nesse caso, coloque 10800 segundos, o que equivale a 180 minutos, ou seja, 3 horas.
Se preferir-, basta trocar a opçãos” pelo “-r”. Para cancelar o comando de desligamento está desligado enquanto o tempo de espera em execução, execute o comando “shutdown -a”.
Programando o desligamento do Windows com o comando shutdown — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito
Assista também ao tutorial em vídeo: como programar um computador janelas para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho
Exibir e fazer backup de arquivos usando os comandos do janelas
Trabalhar com arquivos no Prompt do janelas pode não ser uma maneira mais fácil, mas às vezes pode ser uma opção única. A seguir, alguns comandos que podem ajudar-lo nestas e em outras situações mais complicadas.
5) type (comando para visualizar arquivos de texto)
É possível visualizar no Prompt do janelas com o comando “type” – mas isso só funciona com arquivos de texto. Basta digitar “type” (sempas), seguido do nome do arquivo digitar e “Enter”. Se o arquivo for grande para a tela, o que é demais “| more” e ele será acessado, para ver o resto, o tecle “Enter”.
Comando “type” do Windows permite visualizar um arquivo de texto — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito
6) Backup robocopy (comando para fazer backup de massas)
Quer fazer um backup de uma pasta? Graças ao comando “robocopy” você pode fazer isso sem precisar usar o software de backup do janelas ou instalar um programa de terceiros. Execute o comando conforme a figura abaixo para que ele faça um backup de forma a uma ferramenta de backup incremental, mantendo os locais em sincronia. É necessário substituir as pastas de origem e de destino com o que você gostaria de fazer backup. O comando só não estará disponível se você estiver usando o janelas XP ou versões anteriores.
Use o comando robocopy para fazer backup de pastas no Windows — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito
Comandos de rede do janelas
Ao solucionar problemas de rede, é comum precisar saber detalhes das conexões e computadores. Os comandos a seguir podem ajudar a resolver erros e falhas de conexão.
7) config (comando para saber se IP de rede disponível)
Tudo o que você deseja saber sobre sua conexão de rede disponível em lugar no Painel de Controle do janelas. Mas essas informações são bem mais fáceis de encontrar, e estão mais bem organizadas, nos do comando “ipconfig”. Digite “ip/todos” (sem aspas) e rapidamente todos os dados, de todas as configurações de rede, estar na sua tela.
Veja informações das ligações de rede com comando ipconfig no Windows — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito
8) ping 10.1.1.1 (verifique se o computador está na rede)
Para verificar se um determinado computador está na rede é preciso perguntar isso ao sistema, digitando o comando “ping 10.1.1.1” e substituindo os números pelo endereço IP ou pelo nome da máquina. Se a resposta para sim, resultará em algumas linhas iniciadas”, com “Resposta de seguida de informações da transmissão. Caso contrário, no final da linha constará a mensagem “Host de destino inacessível”.
Verifique a presença de um computador na rede com o comando ping — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito
9) netstat (comando que verifica as portas do computador)
Aplicativos que funcionam para usar as portas do computador se comunicar, e isso vale tanto para seu navegador (porta 80) como para trojans e todo tipo de malware. Uma boa forma de verificar algum tipo de atividade nessas portas é usar o comando “netstat” da seguinte forma: :netstat -an | Esse pode ser um pouco, mas é um ótimo recurso para verificar elementos estranhos no seu PC.
Verifique as portas do PC com o comando netstat — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito
10) assista a Star Wars Episódio IV com o comando “telnet toalha.blinkenlights.nl”
Para finalizar, com o Prompt do janelas você pode até mesmo assistir a uma versão completa e “somente texto” do filme Star Wars Episódio IV. Para fazer isso, basta executar o comando: “telnet toalha.blinkenlights.nl”. Este talvez não seja um uso extremamente produtivo do Prompt do janelasnem é um truque mágico de um comando, mas pode ser divertido nas horas.
Assistindo a Star Wars no Prompt do Windows — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito
Vale observar que o comando telnet não está habilitado por padrão não janelas 7 ou janelas Vista, mas ele pode ser ativado acessando o Painel de Controle e clicando na opção “programas” e depois na opção “Programas e Recursos. Depois, selecione a opção “Ativar ou desativar recursos do janelas”. Na tela que aparece, apenas marque a opção “Cliente Telnet” e clique no botão “OK”.
Instalando o telnet no Windows 7 em computadores — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
No Comment! Be the first one.