O fundador da Microsoft, Bill Gates, disse nesta quarta-feira (15), em evento organizado pelo site Tech Crunch, que os NFTs são “100% na teoria do ‘mais tolo’”, considerando-os como algo supervalorizado, que não vale o preço pago. No entanto, há pessoas que, como eu, discordam dessa opinião sobre esse mercadoque apesar do ceticismo de alguns segue em crescimento.
No entanto, eu, como entusiasmado com o NFT, tanto que estou lançando a minha coleção, acredito que esse mercado segue relevante por razões financeiras que vão além. Quando você compra um NFT, como o do Iate Clube do Macaco Entediadovocê não está comprando apenas a arte e/ou partilhando lucros em criptomoedas, mas está adquirindo um passe VIP para eventos, networking e afins. É um acesso único que acaba valendo, nesse caso, mais do que o produto em si.
publicidade
Leia mais:
Apesar das declarações de Bill Gates e da queda no volume de vendas vista nas últimas semanas, que levou alguns e parte da mídia a acreditar que uma indústria de tokens não fungíveis seria apenas uma moda passageira, a venda de NFTs continua em alta, segundo painel da DuneAnalytics, tendo como cinco principais coleções deste segmento atingido 1 bilhão em vendas primárias e secundárias.
As vendas de tokens fungíveis na rede, por exemplo, quase não chegaram a 63% nos últimos 15 dias. Embora alguns casos subsituem-se no mercado de arte ainda e peças suspensas por uma desaceleração substancial de 80% em alguns, como Bored Ape Yacht Club, Mutant Ape Yacht Club, Azuki, CloneX, Doodles e Moonbirds estão em alta. É preciso entender que algumas coleções e nichos de mercado NFT estão disponíveis na baixa, outras mais valorizadas do que nunca, analogamente ao que acontece no mercado de ações, onde umas perdem valor e outras se valorizam
NFTs são a melhor ferramenta para criação de comunidade e monetização dentro do metaverso. Uma forma de usar NFT para criação de comunidade dentro do metaverso, é dar NFT para os seguidores mais fiéis da sua rede social. Em contrapartida quem tem esse NFT pode participar de um grupo fechado ou participar de exclusivos.”
Celebridades como Snoop Dogg, Justin Bieber, Paris Hilton, Jimmy Fallon e muitos outros TV já estão no metaverso e usam suas redes sociais e exposição na mídia, em programas de imprensa em geral, para promover suas coleções ou mostrar os NFTs adquiridos, alimentando cada vez mais o hype por essa nova tecnologia e forma de distribuição de conteúdo. “Assim como as celebridades já criaram dinheiro para criar, melhor do que criar um avatar metaverso, que custa muito e é difícil de monetizar, os NFTs são fáceis de monetizar e funcionar para a comunidade e dentro e fora do metaverso.
*Tulio Borgias é influenciador digital, apresentador e criador de conteúdo. Residente nos Açores, região autónoma de Portugal, acumula em sua carreira como criador de conteúdo. Indicado eu MIAW Awards da MTV e ao Meus Prêmios Nick, como revelação no digital, também é responsável pelo Canal Borgias no Youtube e pelo podcast Creators Podcast
Já assistiu aos nossos novos vídeos no Youtube? inscreva-se no nosso canal!
No Comment! Be the first one.