
WASHINGTON (Reuters) – A confiança das pequenas empresas norte-americanas caiu em maio, com a persistência das preocupações com a alta da inflação, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, que também mostrou que a demanda por mão de obra continua forte apesar do aumento das taxas de juros e das condições financeiras mais apertadas.
A Federação Nacional de Negócios Independentes (NFIB) disse que seu Índice de Otimismo para Pequenas Empresas caiu 0,1 ponto no mês passado, para 93,1. A parcela de proprietários que esperam melhores condições de negócios nos próximos seis meses atingiu um recorde de baixa.
As expectativas de melhores condições de negócios se deterioraram a cada mês desde janeiro. A inflação continuou sendo o maior desafio.
A alta inflação provocou uma resposta agressiva do Federal Reserve dos EUA, deixando os investidores preocupados com um período prolongado de crescimento muito lento ou até uma recessão no próximo ano. Espera-se que o banco central eleve sua taxa de juros básica em mais 50 pontos-base ao final de uma reunião de dois dias na quarta-feira. O Fed aumentou a taxa overnight em 75 pontos base desde março.
A pesquisa da NFIB mostrou que 51% das empresas relataram vagas de emprego que não conseguiram preencher, um aumento de quatro pontos em relação a abril. As vagas eram para mão de obra qualificada e não qualificada, com escassez de trabalhadores mais aguda nas indústrias de construção, manufatura, varejo e atacado. As vagas de emprego em pequenas empresas estão mais de 20 pontos percentuais acima da média histórica.
O governo informou no início deste mês que havia 11,4 milhões de vagas de emprego em toda a economia no final de abril. O Fed está tentando esfriar a demanda por mão de obra, sem elevar muito a taxa de desemprego.
Apesar da escassez aguda de trabalhadores, o apetite por aumentos salariais está diminuindo. Cerca de 46% dos proprietários de pequenas empresas relataram aumento de remuneração, três pontos abaixo de abril. Um quarto planejava fazê-lo nos próximos três meses, dois pontos abaixo de abril, mas ainda uma participação historicamente muito alta.
No Comment! Be the first one.