
Por Orathai Sriring e Kitiphong Thaichareon
BANGCOC (Reuters) – O presidente do banco central da Tailândia disse nesta segunda-feira que adiar os aumentos de juros por muito tempo não seria bom para o país, já que a inflação continua subindo, em comentários que levaram economistas a prever um aumento iminente dos juros.
A inflação deve subir além da meta de 1-3% do banco central este ano, e deve atingir um pico de 7,5% no terceiro trimestre, disse o presidente do Banco da Tailândia, Sethaput Suthiwartnarueput, em um seminário de negócios e a repórteres.
Mas quaisquer aumentos serão graduais, pois permanecem as preocupações sobre uma recuperação no setor vital do turismo, disse ele. Sethaput não disse quando e quanto as taxas serão aumentadas.
O aperto nas políticas não deve ser feito tarde demais para evitar aumentos acentuados, acrescentou.
“Não está pisando no freio da economia”, disse ele no seminário, acrescentando que há menos necessidade de uma política monetária muito acomodatícia, já que a economia se recuperou claramente.
O retorno da segunda maior economia do Sudeste Asiático ao seu nível pré-pandemia, no entanto, seria no final deste ano ou no início de 2023, ficando atrás de outros países, disse ele.
Na semana passada, o banco central manteve sua taxa básica inalterada em uma baixa recorde de 0,5%. Mas em uma votação de 4 a 3, os três dissidentes favoreceram um aumento de 0,25 ponto percentual, citando riscos crescentes tanto para o crescimento quanto para a inflação.
O BOT revisará a política em agosto, quando os economistas esperam um aumento da taxa.
Na semana passada, o BOT elevou sua previsão de crescimento econômico em 2022 para 3,3%, de 3,2%, e aumentou acentuadamente sua perspectiva de inflação para 6,2%, de 4,9% vistos anteriormente.
A economia não deve enfrentar uma crise econômica, apenas uma alta inflação, disse Sethaput, acrescentando que a estabilidade externa é boa e os fluxos de capital ainda não são uma preocupação.
Um baht fraco em mínimos de cinco anos em relação ao dólar não acelerou muito a inflação, disse ele, acrescentando que o BOT não seria complacente e monitoraria de perto.
No Comment! Be the first one.