
2/2
Por Fergal Smith
TORONTO (Reuters) – O principal mercado de ações do Canadá voltou a cair em território de correção nesta segunda-feira e o dólar enfraqueceu em relação ao seu homólogo norte-americano, com os investidores aumentando as apostas sobre o quão alto os bancos centrais elevariam as taxas de juros para combater a inflação.
O índice composto S&P/TSX da Bolsa de Valores de Toronto encerrou em queda de 2,6%, a 19.742,56, deixando-o 10,6% abaixo do recorde de fechamento de março.
Uma correção é confirmada quando um índice fecha 10% abaixo de seu recorde de fechamento. O TSX fez isso em 11 e 12 de maio, mas depois se recuperou.
O dólar canadense estava sendo negociado 0,8% mais baixo, a 1,2888 em relação à moeda americana, ou a 77,59 centavos de dólar, já que o dólar americano, porto-seguro, subiu em relação a uma cesta das principais moedas. Ele tocou seu ponto mais fraco desde 19 de maio em 1,2893.
O índice de referência de Wall Street também encerrou em forte queda depois que os dados quentes da inflação nos EUA na sexta-feira deixaram os investidores nervosos com o fato de o Federal Reserve não conseguir controlar as pressões de preços sem desencadear uma recessão.
O Fed deve tomar uma decisão sobre a taxa de juros na quarta-feira.
“Os bancos centrais estão se esforçando para deixar claro que não têm medo de aumentar as taxas de juros talvez de forma mais agressiva do que as pessoas imaginavam até agora”, disse Michael Sprung, presidente da Sprung Investment Management.
Os mercados monetários veem cerca de 75% de chance de que o Banco do Canadá aumente as taxas de juros em três quartos de ponto percentual no próximo mês, o que seria o maior aumento desde agosto de 1998, e espera que as taxas atinjam um pico de cerca de 3,9% no próximo ano.
Apenas duas semanas atrás, os investidores esperavam uma taxa terminal de 3%.
“Acho que estamos começando a ver talvez o início de alguma capitulação no mercado”, disse Sprung.
O mercado de Toronto caiu menos do que alguns outros grandes benchmarks este ano, ajudado por seu forte peso nas ações de recursos.
Mas o setor de energia recuperou alguns ganhos recentes na segunda-feira e caiu 3,1%, enquanto o grupo de materiais, que inclui mineradoras de metais preciosos e básicos e empresas de fertilizantes, caiu 4,8% com a queda do ouro e dos preços.
As ações de tecnologia, que são particularmente sensíveis a taxas mais altas, caíram 3,6%, com as ações da empresa de plataforma de comércio baseada em nuvem Lightspeed Commerce Inc caindo 14,4%.
Os rendimentos dos títulos canadenses foram mais altos ao longo da curva, acompanhando o movimento dos títulos do Tesouro dos EUA. O índice de 10 anos atingiu seu maior nível desde maio de 2010 em 3,551% antes de cair para 3,514%, alta de 16,1 pontos base no dia.
No Comment! Be the first one.