
2/2
LONDRES (Reuters) – O órgão fiscalizador da concorrência do Reino Unido foi solicitado pelo governo a revisar o mercado varejista de combustíveis para ver se um corte de impostos foi repassado aos consumidores, já que os preços nas bombas atingiram níveis sem precedentes.
O secretário de Negócios, Kwasi Kwarteng, disse no domingo que a investigação descobrirá por que os preços dos combustíveis sempre subiram rapidamente, mas desceram lentamente.
O preço do petróleo subiu em todo o mundo, impulsionado pela invasão da Ucrânia pela Rússia e pela reabertura das economias após a pandemia.
A Grã-Bretanha reduziu o imposto de combustível em 5 pence por litro por um ano em março em um pacote de 5 bilhões de libras (US$ 6,2 bilhões) para aliviar a carga sobre os motoristas em meio a uma crise cada vez maior do custo de vida para as famílias.
No entanto, os preços continuaram a subir, e o custo médio de encher um carro familiar subiu acima de 100 libras pela primeira vez na semana passada, de acordo com a empresa de dados Experian (OTC:) Catalist.
“O povo britânico está justificadamente frustrado porque o pacote de 5 bilhões de libras nem sempre parece ter sido repassado aos preços de praça e que, em algumas cidades, os preços permanecem mais altos do que em cidades semelhantes próximas”, disse Kwarteng em carta à Competição. e Autoridade de Mercados (CMA).
Ele disse que a revisão deve considerar a saúde da concorrência no mercado, fatores regionais, incluindo concorrência localizada, e quaisquer outras medidas que o governo ou a CMA possam tomar para fortalecer a concorrência.
Ele solicitou um relatório inicial até 7 de julho.
(US$ 1 = 0,8121 libras)
No Comment! Be the first one.