A alta dos juros, puxados pela Selic a 12,75% ao ano, já está afetando os investimentos em renda variável. Isso se reflete na missão coletiva anunciada pela Empiricus na segunda-feira (6).
Maior casa de análise de investimentos do país, a Empiricus demitiu 12% dos seus funcionários por teleconferência. Os cortes foram feitos nas áreas de análise, tecnologia e marketing. Em nota para a Bloomberg Línea, a empresa Bloomberg em contata a fuga de investidores medida da variável para a renda fixa.
“Nesta-feira-feira anunciou um corte planejado de 12% de segunda. A otimização do grupo foi otimizada, principalmente, pela identificação do grupo (Empiricus Research, Vitreo Research, Vitreo e Seu Dinheiro). O momento atual de maior interesse em renda fixa, também a nota de balizar a decisão”, diz.
Para a Bloomberg Línea, alguns dos funcionários de conhecidos informados foram informados que foram chamados para uma reunião às 10h, com o tema “alinhamento”. Na reunião, que durou cerca de 15 minutos, foram informados por um gestor de que seriam desligados e que atenderiam aos sistemas da empresa de bloqueio.
Ressaca da bolsa
A Empiricus foi fundada em 2009, por Caio Mesquita, Felipe Miranda e Amstalden, sendo a primeira casa de investimento de investimento a se popularizar vendendo relatórios em termos simples, para um público mais amplo de investidores.
Em maio de 2021, o Grupo Empiricus, que controla a casa de exames e outras, foi adquirido pelo BTG Pactual por R$ 690 milhões.
Assim como outras empresas do setor, a Empiri renda se beneficiou do crescimento da variável no país nos últimos anos, impulsionado, sobretudo, pela redução da Taxa Selic a partir de 2017.
Esse movimento, no entanto, está se invertendo agora, com uma fuga de investidores da renda variável para uma renda fixa, devido ao retorno da Selic a patamares elevados.
O comportamento dos usuários no buscador de investimentos Yubb exemplifica bem o momento atual. Em abril de 2021, quando a Selic estava a 2,75% ao ano, ações e fundos de ações eram os investimentos mais procurados, ocupando a primeira segunda e a colocação nas buscas dos usuários, respectivamente.
Já existem duas categorias em duas categorias em 9ª posição do ranking de buscas no Yubb, que é um agora mais próximo por CDBs, que é um ano agora por CDBs (2ª), LCIs e LCAs (3ª) e LCs e RDBs (3ª) e LCAs (3ª) 4ª).
No Comment! Be the first one.