O acerto entre MDB, PSDB e Cidadania em torno da senadora Simone Tebet (MDB-MS) pode trazer frutos para uma terceira via no cenário político, mas não deve reverter uma polarização atual entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). A opinião é da política Deysi Cioccari, em entrevista à política CNN neste domingo (12).
Questionada sobre a possibilidade de acordo entre os partidos do chamado centro democrático representar um ganho no eleitorado, ela não acredita nessa possibilidade.
“A terceira via não é um nome que se joga de um momento para o outro; ela surge nas massas quando os sistemas políticos vigentes não fornecem respostas aceitáveis para a população. Nós queremos uma resposta diferente das que estão aí, mas esse é um processo em construção. O próprio da Simone Tebet, desconhecido da população, não tem tempo hábil para poder quebrar essa polarização”, disse Cioccari.
“Acredito que o nome dela será confirmado já para ser mais conhecido, e quem sabe, na próxima eleição, esse centro possa estar mais estabelecido e aparecer com mais possibilidades de entrar no jogo político. Mas, nesse ano, a gente deve ver todo o debate em torno de Bolsonaro e Lula.”
Segundo ela, os dois líderes das pesquisas eleitorais representam nomes muito fortes para o eleitoral. “Polarização é sempre ruim, mas, nesse momento, a gente não tem como fugir disso”, acrescentou.
A cientista também comentou sobre os rumores do PSDB, com o apoio a Tebet, não terá um candidato a presidente pela primeira vez a fundação do partido – a sigla concorreu em todas as disputas pelo Planalto a redemocratização.
Para ela, o PSDB vive um momento em que precisa ser reorganizado internamente em vez de tentar um nome próprio. “Hoje não é o momento de o PSDB pensar em protagonismo, e nem tem cenário para isso”, afirmou.
“Nesse momento, o PSDB deve se concentrador em suas bancadas nos estados e no Congresso e vir com mais força. Não é o momento de tentar candidatura própria, e sim de olhar para o ponto de partida, se organizar internamente, porque está rachado, e tentar não minguar nessas nascenças”, disse.
Debate
UMA CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será realizado em agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos – Os pré-candidatos à Presidência
1 de 12
Jair Bolsonaro (PL), presidente do Brasil e pré-candidato à reeleição
Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
2 de 12
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, governador do país entre 2003 e 2010 e é o pré-candidato do PT à Presidência
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
3 de 12
Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, pré-candidato à Presidência pelo PDT
Crédito: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
4 de 12
Simone Tebet cumpriu o primeiro mandatário como senadora por Mato Grosso do Sul e é pré-candidata do MDB à Presidência
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
5 de 12
Luciano Bivar é presidente da União Brasil e pré-candidato do partido à presidência; deputado federal já comandava o PSL antes da fusão da sigla com o DEM
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
6 de 12
Felipe d’Avila, pré-candidato do partido Novo à Presidência da República
Crédito: Reprodução Facebook
7 de 12
André Janones, atualmente é deputado federal por Minas Gerais, é o pré-candidato à presidência pelo partido Avante
Crédito: Paulo Sérgio/Agência Câmara
8 de 12
Eymael, pré-candidato à Presidência pelo DC; ele já concorreu nas eleições presidenciais em 198, 2006, 2010, 2014 e 2018, semper pelo mesmo partido
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brás
9 de 12
Vera Lúcia é pré-candidata à Presidência da República pelo PSTU
Crédito: Romerito Pontes/Divulgação
10 de 12
Leonardo Péricles, pré-candidato à Presidência pela Unidade Popular (UP)
Crédito: Manuelle Coelho/Divulgação/14.nov.2021
11 de 12
Sofia Manzano, pré-candidata do PCB à Presidência nas eleições 2022
Crédito: Divulgação
12 de 12
Pablo Marçal, pré-candidato à Presidência pelos Prós. Ele é empresário e se filiou ao partido no fim de março de 2022
Crédito: Reprodução/Facebook
No Comment! Be the first one.