Confira como obter de até 75% na sua conta de luz!
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Muitos brasileiros estão mais com os muitos aumentos constantes na conta de luz, mas o que não é 65% de desconto na cobrança. Isso pode acontecer por meio da adesão à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), destinada às famílias de baixa renda.
A TSEE é um benefício garantido pelo meio da Lei nº 10.438/02, que oferece uma assistência no pagamento da conta de luz em forma de desconto. Hoje, cerca de 23,7 milhões de cidadãos estão inscritos no programa.
Quem pode aderir ao desconto na conta de luz?
Para ter ao benefício, as famílias precisam atender a um desses requisitos:
- Ter uma renda de até meio salário mínimo por pessoa ao mês e estar inscrita ou seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
- 3 Famílias que funcionam com rede de energia 3 com funcionamento (R$ 3666666) que tenha portador de doença ou cujo uso do aparelho de seu aparelho para o seu tratamento e que esteja em consumo continua no CadÚnico;
- Ter entre os integrantes da mesma casa com 65 anos ou mais ou pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como se cadastrar no programa?
Para se cadastrar no TSEE, o responsável familiar pode dirigir uma agência da distribuidora de energia de seu estado, tendo em mãos documentos como RG, CPF e luz. Além disso, será necessário o Número de Identificação Social (NIS) ou CadÚnco para verificar o direito ao informar o programa.
Nos casos das famílias que possuem algum membro que precisa também para suporte de saúde ou uso de aparelhos eletrônicos para a saúde, deve ser apresentado um laudo.
Como funciona o desconto?
O desconto é dado de acordo com o consumo mensal de cada família, que varia de 10% a 65%, até o limite de consumo de 220 kWh, conforme a tabela abaixo:
CONSUMO MENSAL | PERCENTUAL DE DESCONTO |
Até 30 KWh | 65% |
De 31 KWh a 100 KWh | 40% |
De 101 KWh a 220 KWh | 10% |
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal não Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: TanitJuno / Shutterstock.com