Quando foi criado, o Nubank gerou uma verdadeira revolução no sistema bancário e financeiro. Com ele, era possível criar uma conta sem sair de casa, apenas usando seu celular, e não havia necessidade de ir até uma agência física para resolver qualquer problema. Na verdade, não havia agência física.
Além disso, o cartão de crédito vinha com algo quase inédito no Brasil: anuidade zerada. Com o tempo, o Nubank acabou se tornando um dos Bancos digital mais populares. Contudo, como a fintech ganha dinheiro, se não cobra taxas de seus clientes?
Entenda como o Nubank ganha dinheiro
Assim, um dos grandes apelos do Nubank ao público é o de que a instituição financeira não cobra anuidade nem taxas de manutenção de quem deseja usufruir do serviço. Com isso, a principal fonte de receita da empresa é um “intercâmbio”. Ou seja, quando o cliente realizar uma despesa no cartão de crédito, o lojista paga uma taxa pela transação, que é cerca de 5% do valor da compra.
Em seguida, divida-se essa quantidade em três partes: uma parcela vai para a empresa por trás da maquininha, outra para a bandeira do cartão de crédito, ea, é claro, para o Nubank. Mas ainda existem outras formas de ganho do Nubank, relacionadas aos juros.
Por exemplo: se você esquecer de pagar ou pagar o pagamento de sua fatura do cartão de crédito, o Nubank cobrará juros. É o chamado crédito rotativo. O parcelamento da sua fatura, em caso do pagamento mínimo, também gera altos juros, que algum dinheiro costuma render ao banco digital.
Enfim, há uma tarifa paga por clientes que também desejam fazer parte de programas de benefícios, como o Seguro de Vida. E, claro, a realização de Financeiro, onde cobram juros e também faturam em cima dos clientes. Vale dizer que as taxas de cada cliente são personalizadas de acordo com o perfil. Portanto, é preciso conferir bem as condições antes de fechar negócio.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: gustavosapienza / Shutterstock.com