Confira quais são os primeiros passos para sair do endividamento
Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com
Depois de passarmos parte de nossas vidas sem preocupações financeiras, chega à vida adulta e muda o jogo. A partir daí, muita gente precisa começar de fato a pensar em dinheiro, e fazer pagamentos de contas de luz, água, moradia, faculdade, fatura do cartão de créditocursos profissionalizantes, entre outras coisas.
E, com todas essas novas responsabilidades, pode ser fácil perder o controle e acabar cheio de dívidas. Mas, a boa notícia é que você pode dar a volta por cima. Basta seguir algumas dicas simples.
7 dicas da Serasa para você renegociar suas dívidas
Dessa forma, a intenção deste texto é ajudar você a renegociar suas dívidas. As 7 dicas a seguir foram todas recomendadas pela Serasa, uma das principais empresas de crédito do país.
Então, acumular seja por condições financeiras ou esquecimento, o importante é não deixar os boletos. Mas, no caso das contas atrasadas, existem ações que ajudam a se livrar das dívidas. Verifique cada uma delas a seguir.
- Fluxo de caixa: a primeira dica é criar um fluxo de caixa com o dinheiro que entra por mês. Assim, você consegue separar parte dele para cada finalidade, como contas fixas, lazer, educação, etc.
- Planejamento financeiro: o segundo passo é a organização das contas e do seu dinheiro. Para isso, faça uma planilha ou anote todas as despesas. Isso ajuda a administrar o seu orçamento.
- Prioridade: outra dica é organizar suas contas por prioridade. Pague as contas com juros mais altos primeiro.
- Linhas de crédito: depois de entender o valor total de suas dívidas, linhas de instituições financeiras para saber se você possui de crédito com juros.
- Controle o orçamento: Se o seu fluxo de caixa não for consistente, ou seja, se nunca sobrar dinheiro, você deve analisar custos podem ser cortados.
- Acordos: para casos de acordo, como é possível em feirões de crédito, garantido-se de pagar em todas as parcelas. Isso evita que você fique inadimplente de novo.
- Estratégia de negociação: fim, antes de negociar com o credor, pense nos argumentos que irá apresentar a ele, e já os documentos que podem controlar sua capacidade de pagamento.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com