O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o número de identificação do cidadão brasileiro. O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o número de identificação do cidadão brasileiro. Veja em que casos ele fica irregular
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o número de identificação do cidadão brasileiro. O documento é individual, intransferível e válido para todo o território nacional. No entanto, há certas condições em que a Receita Federal pode bloquear o CPF. Confira algumas a seguir.
Irregularidade no CPF
Este tipo de bloqueio no CPF é feito pela Receita Federal quando o contribuinte tem alguma pendência com o Fisco Fácil, geralmente relacionado à não entrega do Imposto de Renda. Problema que pode causar outros bloqueios são dados inconsistentes apresentados no IR.
Assim, para regularizar a situação, você pode consultar a pendência por meio do Portal e-CAC. A correção e o ajuste devem ser feitos pelo aplicativo Meu IR ou pelo programa baixado no computador.
Informação cadastral inconsistente
Nesta situação, o CPF pode ser suspenso devido a um desalinhamento no Ministério dos dados do cidadão no cidadão da Fazenda com as informações do cadastro na Justiça Eleitoral.
Para regularizar o documento, será necessário atualizar os dados. O procedimento pode ser feito no site e se for um ajuste simples, a situação estará regular em até 72 horas.
Porém, em algumas situações a Receita vai gerar um protocolo para regularização em uma agência com atendimento presencial. Uma alternativa é o envio da entrega por e-mail.
Bloqueio por cancelamento
O cancelamento do CPF é o caso mais raro, porém, acontece quando um mesmo cidadão dois possui CPFs ou é condenado judicialmente por fraude comprovada, identidade falsa, entre outros.
Dessa forma, se o seu CPF foi anulado, compareça em uma agência para atendimento presencial. Você confirma que foi vítima de fraude, portanto, o máximo de documentos possíveis, como CPF, título de identidade e comprovantes de residência.
Bloqueio por morte
Desde 2017, o bloqueio acontece do CPF em razão de morte automática quando o óbito é oficialmente registrado. Portanto, isso acontecerá com você, é preciso ir a uma agência para regularizar a situação.
Como consultar a situação do seu CPF?
Para conferir o status do seu CPF, você deve acessar o site da Receita Federal ou o site da Serasa. Assim, a plataforma monitora a situação o score de créditodívidas em Bancos e empresas, protestos em cartórios, participações em falências, documentos roubados ou problemas na situação cadastral.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com