
(Reuters) – Cerca de 50 anos atrás, antes da decisão histórica da Suprema Corte dos Estados Unidos, Roe vs. Wade, que legalizou o aborto, um grupo de mulheres da zona sul de Chicago trabalhava na clandestinidade, fornecendo abortos ilegais a mulheres desesperadas e necessitadas.
Essas mulheres tinham pouca ou nenhuma formação médica.
“Éramos apenas pessoas comuns”, disse Eileen Smith, ex-membro do Serviço de Aconselhamento sobre Aborto, um grupo mais conhecido como ‘Janes’.
“Quero dizer, não tínhamos doutorado, não tínhamos estudado nem nada. Éramos apenas um bando de pessoas que se uniram para fazer algo que realmente nos importava.”
Semanas após o vazamento bombástico de um rascunho de documento da Suprema Corte detalhou como uma reversão de Roe v. Wade poderia estar a caminho, um documentário de TV está narrando o trabalho arriscado que os Janes estavam fazendo durante o final dos anos 1960 e início dos anos 1970.
“Toda vez que você aconselhava alguém, você tinha a sensação do desespero daquela mulher. Então, você pensava, ‘esta é a coisa certa a fazer'”, disse Martha Scott, uma ex-Jane.
Scott e outros seis membros foram presos, mas foram libertados após uma noite na prisão e nunca foram condenados.
“Éramos um bando de senhoras brancas de classe média”, disse Scott. “Nós meio que parecíamos uma festa no jardim ou algo assim, você sabe, era como se quiséssemos ser o menos ameaçadores possível.”
Pouco depois de suas prisões, a decisão Roe v. Wade foi tomada e a necessidade dos Janes não existia mais.
O novo projeto de decisão da Suprema Corte que vazou conclui que Roe v. Wade foi decidido erroneamente porque a Constituição dos EUA não faz menção específica ao direito ao aborto. Se confirmado, isso desencadearia uma onda de proibições e restrições em muitos estados.
Com novos grupos agora buscando encontrar maneiras de ajudar as mulheres a fazer abortos com segurança, ex-Janes acreditam que seus esforços há mais de 50 anos podem ser mais pungentes e poderosos do que nunca.
“Eu acho que é importante que muitas pessoas saibam que quando algo está acontecendo que você não aprova e é muito destrutivo para as pessoas que mesmo a pessoa mais comum pode fazer a diferença”, disse Scott.
“The Janes” está disponível na HBO e HBO Max.
No Comment! Be the first one.