
Por Julie Gordon e Ismail Shakil
OTTAWA (Reuters) – A taxa de desemprego do Canadá caiu para um novo recorde de baixa após a criação de mais empregos do que o esperado em maio, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira, reforçando a hipótese de um aumento ainda maior da taxa no mês que vem pelo banco central.
O Canadá adicionou 39.800 empregos líquidos em maio, inteiramente em trabalho de período integral, superando as expectativas de um ganho de 30.000, mostraram dados do Statistics Canada. A taxa de desemprego caiu para 5,1%, superando as previsões de que permaneceria estável em 5,2%.
O resultado deve reforçar os pedidos para que o Banco do Canadá aja de forma mais agressiva em sua próxima decisão sobre taxa de juros em 13 de julho. conter a inflação.
“Certamente isso está no lado hawkish do livro-razão e vai aumentar a especulação em torno de um potencial movimento de 75 pontos-base no próximo mês”, disse Andrew Kelvin, estrategista-chefe do Canadá da TD Securities.
“É outro sinal para o Banco do Canadá de que eles estão um pouco atrás da curva em seus aumentos de taxas.”
Os ganhos de emprego foram totalmente em trabalho de tempo integral, um aumento de 135.400, compensando uma perda de 95.800 em empregos de meio período. O setor de serviços teve ganhos amplos, liderados por serviços de hospedagem e alimentação, enquanto o setor de bens perdeu empregos, quase todos na indústria.
O salário horário médio dos funcionários permanentes subiu 4,5%, acelerando em relação aos 3,4% de abril e em linha com os ganhos observados em 2019, quando o mercado de trabalho também estava muito apertado.
“Quando olhamos para os salários por hora dos trabalhadores atuais, saltando para 4,5%… Estamos agora no topo da faixa que vimos no último ciclo. Portanto, isso mostra um mercado de trabalho muito apertado”, disse Jimmy Jean, chefe economista do Grupo Desjardins.
Ainda assim, os ganhos salariais não estão acompanhando a inflação, que atingiu a alta de 31 anos em 6,8% em abril e deve subir ainda mais. A inflação americana, também divulgada na sexta-feira, acelerou para 8,6% em maio.
O dólar canadense estava sendo negociado 0,5% mais baixo em 1,2759 para o dólar, ou 78,38 centavos de dólar, com o dólar americano subindo em relação a uma cesta das principais moedas.
No Comment! Be the first one.