A holandesa Lightyear acaba de revelar o modelo de produção de seu carro elétrico solar, denominado Lightyear 0 (e deixado ao lado do nome Lightyear One, que vinha sendo adotado). Em sua composição, o veículo conta com mudanças de estilo por dentro e por fora, suas especificações atuais também foram elaboradas.
Apesar de trazer uma bateria de 60 kWh integrada, o Lightyear 0 foi desenvolvido para fazer um grande uso de energia solar em seu carregamento. Seu alcance WLTP é registrado25 km a 3 empresa, ampliando os ideais em cinco quadrados ou quadrados de painel, com alcance adicional 70 km por dia em condições até 165.
publicidade
Até meses sem recarregar na tomada
A partir do potencial do teto solar sob design de curvatura dupla, a Lightyear diz que o carro roda por semanas (até meses) sem recarregar na tomada. Em climas nublados, com base no deslocamento médio de cerca de 35 km por dia, o veículo pode ficar até dois meses sem se conectar à rede elétrico. “Nos países mais inteligentes, isso pode levar até sete meses”, diz a nota oficial da empresa.
Seu consumo de energia é de 10,5 kWh a cada 100 km – o coeficiente de arrasto do carro é de apenas 0,19 – e, com relação ao carregamento, o alcance comum por hora do Lightyear 0 é de 32 km em uma tomada doméstica. Esse valor pode ser de até 520 km em dispositivos de carga rápida.
Material sustentável por dentro do Lightyear 0

Em uma estrutura pesando 1.575 kg, desenvolvida com fibra de carbono recuperada, suas medidas são de 5.083 mm x 1.972 mm x 1.445 mm. Já a nível de desempenho, o Lightyear 0 oferece um disparo de 0 a 100 km/h em 10 segundos, com uma velocidade máxima de 160 km/h. Sua tração é integral, tendo um motor em cada roda.
Para beneficiário a aerodinâmica, o veículo traz câmeras no lugar dos espelhos externos. Por dentro, o carro solar traz material de couro à base de plantas, tecidos de garrafas PET e outros componentes ecologicamente perderalém de uma tela de infotainment medindo 10,1 polegadas, sensível ao toque e compatível com Android Auto.

A Lightyear já está recebendo pedidos para seu veículo elétrico solar, que entrará em produção na Finlândia em setembro, com as primeiras entregas em novembro na Europa. Os preços inicialmente em € 250.000, que seriam mais de R$ 1,3 milhões hoje (10), desconsiderando as diferenças de impostos ou taxas. A Lightyear também deve lançar um modelo menor (Lightyear Two) por volta de 2025.
Leia também:
Já assistu aos novos vídeos no Youtube do Olhar Digital? inscreva-se no canal!
No Comment! Be the first one.