O Ibovespa fechou em queda de 1,51%, aos 105.481 nesta sexta-feira (10 pontos), na sua sexta sessão seguida de perdas e acumulando baixa de 5,06% na semana – a partir de 2021.
O dia de hoje foi marcado, uma vez, pela versão mais ao risco, após a elevação ao consumidor dos Estados Unidos (CPI) de maio vir acima do consenso. ○ CPI avançou 1% ante abril, uma forte previsão em relação, alta de 03% registrada no mês de analistas consultados pela Reftiv,7%.
“O CPI foi a gota d’água para o pessimismo do mercado. Veio muito forte, acima do esperado, indicando que, talvez, o aumento de juros tenha que ser um pouco maior do que o esperado na maior economia do mundo”, comentou Fernando Bresciani, analista de investimentos do Andbank. “Na próxima semana, além disso, temos a Super Quarta, com decisões decididas no Brasil e nos Estados Unidos”, lembra.
A perspectiva mais alta nos Estados Unidos, é que o Federal Reserve pode acelerar o seu processo de alta – o título do tesouro com vencimento em dois anos fechará o mercado americano com alta taxa de juros de 3,065%, com alta de juros 24 pontos-base e no maior patamar desde junho de 2008.
Grandes bancos americanos como Goldman Sachs, o Bank of America e o Morgan Stanley declararam, em relatórios, que esperam agora um tom mais Falcões O Fed não tem futuro.
O Goldman vê que uma instituição econômica americana pode elevar uma taxa básica de juros do país em 0,5 ponto porcentual nas próximas três reuniões (ante perspectiva antiga de duas altas de 0,5 e uma de 0,25). Já o BofA vê uma chance maior de alta de 0,5 ponto em setembro. O Morgan Stanley, por sua vez, enxerga que os comentários do Presidente do Fed Jerome Powell devem ser mais duros na próxima quarta-feira.
Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq, 2,73%, 2,91% e 3,52%, respectivamente.
Inflação mais prolongada aumentará o risco
Apercepção de moeda que aumentou a correção pode ser mais firme ao risco e reforçada para aumentar – a moeda americana aumentou a aumentar o poder contra a moeda real de 1,49% brasileira, a 4.988 reais na comparação 4.989 reais na venda, e acumulando na semana avanço de 4,3%.
“O que aconteceu foi que o mercado representa as altas dos juros americanos e todas as moedas se enfraquecendo frente ao dólar. Costa, chefe económico e sócio da Monte Bravo Investimentos.
O DXY, índice que mede a força do dólar frente a uma cessão de outras moedas, fechou em alta de 0,93%, aos 104,18 pontos.
No ainda hoje, Brasil-feira, o Instituto Brasileiro, Brasil e Vendas (IBGE) nesta sexta, que, em abril, do varejo,9%, acima do consenso0,40%, o que ajuda a moverr a curva de juros para cima.
Não faça Mercado de reposição, por volta das 17h30, o contrato DI com vencimento em janeiro de 2023 tem seu avançando dois pontos-base, bem como o para 2025, a 13,38%,e 12,51%, respectivamente. Na ponta longa, os DIs para 2027 e 2029 têm suas taxas subindo um ponto, para 1,48% e 12,61%.
A alta do dólar e da curva de juros explicam, majoritariamente, parte das maiores quedas do Ibovespa de hoje.
Azul (AZUL4), Gore (GOLL4) e CVC (CVCB3) – com quedas de, respectivamente, 6,98%, 5,76% e 5,09% – são companhias diretamente impactadas pela alta da moeda americana, que encarece o do combustível no mercado nacional e preço o poder de compra do brasileiro .
positivo(POSI3) e rede local (LWSA3), que foram impactadas diretamente 6,25% e 5,26%, são companhias de tecnologia diretamente mais impactadas pela perspectiva de juros mais.
Fiscal e China pesaram sobre Ibovespa no restante da semana
O índice principal da Bolsa acumulou uma série de baixas durante esta semana, permanecerá em sua queda na sexta.
“Primeiro, houve uma surpresa de um novo bloqueio na China, que desanimou um pouco os investidores. Isso teveo impacto direto sobre empresas de Commodities brasileiras, que registraram que das três pregões, principalmente nos últimos três pregões”, comentando Luiz Adriano Martinez, gerente de portfólio da Kilima Asset. “No começo da semana, a perspectiva era que as retrições tinham acabado”.
Nesta sexta-feira, Xangai, segunda maior cidadechina, impôs um novo bloqueio em quase todo o seu perímetro por conta do aumento de novos casos da Covid-19.
No Brasil, ao longo da semana, o Ibovespa sofreu ainda por conta das ameacas fiscais, após o Governo Federal anunciar que preprete zero ou ICMS sobre combustíveis, sem explicar exatamente como compensar os gastos desta medida.
“Quando olhamos para o consumo no de ciclo cíclico, que se pode seguir com o consumo no de ciclo cíclico, que a curva de consumo no de consumo cíclico, que a curva de consumo no de ciclo cíclico situação financeira”, termina Martinez.
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.
No Comment! Be the first one.