Inadimplentes com a casa própria podem usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para negociar o pagamento de até 12 parcelas em atraso.
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Desde o dia 2 de maio, quem está inadimplente com a casa própria já pode usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para negociar o pagamento de até 12 parcelas em atraso. O Conselho Curador do FGTS autorizou esta medida no dia 20 de abril, com validade até 31 de dezembro.
Segundo o Conselho Curador, no momento 80 mil beneficiários de financiamentos exclusivos possuem três parcelas atrasadas, sendo considerados casos de adimplência grave. Desse total, 50% têm conta vinculada ao FGTS.
UMA Caixa Econômica Federal, administradora do FGTS, atualizada conforme as regras de regularização de contas do fundo. Os recursos do benefício agora serão sacados em uma única e o valor será debitado para a negociação, pois estão em atraso.
Como pedir o benefício
Quem for trabalhador e dedicado em quitar, não pagas, deve primeiro procurar o banco onde foi realizado o financiamento habitacional. O solicitante precisa assinar um documento para autorizar a movimentação da conta, que está vinculado ao FGTS. Assim, pode ser feito o abate de até 80% até o limite de 12 do valor atrasado.
O apenas vale para imóveis que custam até R$ 1,5 milhões, podendo ter ocorrido procedimento. Entre elas, quem utilizou o valor de alguma conta do FGTS para diminuir o saldo devedor e o número de prestações, não poderá use-lo para quitar as parcelas não pagas antes do final desse intervalo.
Critérios para saque:
- O trabalhador precisava ter contribuído para o FGTS por pelo menos três anos.
- Não pode ter outro imóvel no município ou região onde mora ou trabalha.
- Não deve ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: terng99 / Shutterstock.com