
Duas amostras de casos suspeitos de variola dos macacos são testadas em laboratório de micrologia de hospital em Madri, Espanha
SÃO PAULO (Reuters) – A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo confirmou nesta quinta-feira o primeiro caso de variola dos macacos no Brasil, após a identificação do genoma do vírus em diagnóstico realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, informou a pasta em comunicado.
O caso foi registrado em um homem de 41 anos que passou por Portugal e Espanha no mês de maio. O paciente está internado no Hospital Emílio Ribas desde segunda-feira, de acordo com a secretaria.
Um outro suspeito da doença segue em investigação, sendo uma mulher de 26 anos que não possui histórico de viagem recente e contato com casos suspeitos da doença. A paciente encontra-se internada em um hospital público da cidade, mantida em isolamento.
Centenas de cases de variola dos macacos foram relatados globalmente nas últimas semanas, fora do continente africano, onde a doença é endêmica. Nenhuma morte foi relatada até agora.
A variola dos macacos é transferida por contato próximo com alguém que tem o vírus ou com as feridas causadas pela doença.
(Reportagem de Eduardo Simões e Pedro Fonseca)
No Comment! Be the first one.