No último dia 31 de maio a corrida para entregar o Imposto de Renda terminou, mas esse pode ser apenas o início de problemas com a Receita para algumas pessoas. Isso porque, mesmo com as contas de 35 milhões de contratos mais contratados, segundo balanço da Receita Federal, muita gente não prestou com o Leão. E, por conta disso, essas pessoas podem ser tipos à multa e outros podem de punições. Então, para saber mais e evitar essa situação, confira a seguir.
Quem não fez a declaração do Imposto de Renda pode ser multado e sofrer outras penas
Dessa forma, entre as punições para quem não declarar o Imposto de Renda, a mais conhecida é a multa. Ela acontece para todos que serão entregues com atraso na sua declaração. Segundo a Receita, a multa é de 1% ao mês, sobre o imposto devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda.
Assim, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74, e você tem 30 dias para fazer o pagamento após a entrega da declaração. Após este prazo, começam a correr os chamados juros de mora (taxa Selic).
Além disso, vale dizer que, caso o contribuinte não pague um prazo definido, mas tenha direito à restituição, uma multa por atraso na declaração e os respectivos multas serão deduzidos do acréscimo a restituir.
Já em última instância, o contribuinte que deixará de apresentar a declaração com o CPF na situação “Pendente de Regularização”. Na prática, isso significa que você estará impedido de fazer Financeiro e financiamentos, além de emitir passaporte e participar de concursos públicos.
Por fim, para verificar qual é o imposto devido, é simples. Basta clicar no botão “Resumo da Declaração”, no menu do lado esquerdo da tela do Programa Imposto de Renda de 2022. Em seguida, clicar no botão “Cálculo do Imposto”, e localizar o campo “Total de Imposto Devido”. Depois disso, é só seguir as instruções e fazer o pagamento.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com