O Open Finance trata de uma evolução do Open Banking. O mesmo se trata de um compartilhamento de dados e serviços.
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Durante o mês de março, o Banco (BC) liberou uma alteração Central que deve permitir que os Bancos sejam dispensados da iniciativa que querem elevar a competitividade no sistema financeiro. Em suma, trata-se do Open Finance. Até a todos os serviços da iniciativa, o uso seguro do Open Banking obriga a participação de todas as instituições de contas que detêm.
Diante disso, o BC vai cada, com base em vários critérios que vão de clientes, desde o número e tipo de clientes, serviços que são oferecidos e os canais digitais. O setor financeiro defende a dispensa, em especial para os bancos de atacado. Durante a divulgação das mudanças, o BC destacou apenas a mudança de nomenclatura, de Open Banking para Open Finance. Além da necessidade de uma estrutura definitiva de governança.
O que é o Open Finance?
Em suma, o Open Finance se trata de uma evolução do Open Banking. O mesmo trata se um compartilhamento de operação de dados e dos serviços de pagamento e inicia de proposta de operação de pagamento.
Em definição, Open Finance é um processo de compartilhamento de dados empresariais, bancários, financeiros e comerciais. Isso engloba tanto quem é pessoa física, empreendedor ou empresa. O compartilhamento acontece por meio de uma plataforma apropriada para uma comunidade restrita.
Dessa forma, os serviços financeiros, além de bancos de bancos, valores e fundos de previdência, serviços bancários e fundos de previdência, bancos de dados e fundos de pensão podem ser fornecidos.
Como funciona?
Uma pessoa física ou empresa pode escolher compartilhar seus dados financeiros por meio de um canal digital da instituição da qual é cliente. A partir dos dados que a pessoa ou empresa quis serviços, como instituições financeiras podem ganhar ofertas de finanças. Isso vai acontecer, conforme o perfil de cada cliente, com taxas de juros e condições de investimento diferenciadas.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com