Inadimplência dos brasileiros teve sua oitava alta em seguida, confira os motivos!
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
De acordo com os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (CNC), que foram divulgados na última terça-feira (7), o percentual de inadimplentes, isto é, pessoas que têm contas ou dívidas em atraso, chegaram a 28,7 % das famílias brasileiras no mês de maio. O indicador vem crescendo desde outubro de 2021 e teve sua oitava alta seguida.
Em abril, a parcela de inadimplentes ficou em 28,6%. Em maio do ano passado, esse percentual era de 24,3%. Dessa forma, o número registrado em maio deste ano (28,7%) é a segunda maior formada desde o início da pesquisa em 2010, esse percentual fica atrás, apenas, observado em janeiro daquele ano (29,1%).
Após três meses consecutivos de altas, o percentual de famílias endividadas, que são aqueles que têm dívidas (em atraso ou não) tiveram uma queda, registrando 77,4% em maio, abaixo dos 77,7% de abril. Ainda que tenha tido uma redução, a taxa ainda é maior em maio de 2021 (68%).
As famílias que afirmam que não têm obrigação em pagar suas contas em abril representava 10,9%, já podem ocorrer uma queda, chegando a 10,8%. Em maio do ano passado, essa taxa era de 10,5%.
Dívida mais comum
O cartão de crédito continua sendo o tipo de dívida mais comum, sendo o responsável pelo endividamento de 88,5% das famílias.
De acordo com a CNC, em maio, o comprometimento médio da renda familiar com dívidas chegou a 30,4%, a maior taxa desde agosto de 2021 (também 30,4%). Dos endividados, 22,2% de renda mais de 50% da renda para pagar as dívidas com Bancos e financeira, proporção mais alta dezembro de 2017.
Por fim, o tempo médio do atraso para pagamento das dívidas, entre aqueles com contas em atraso, ficaram em 61,7, abaixo de abril, que eram 62,1 dias, contudo superiores aos 61 dias de maio de 2021.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal não Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: kitzcorner / Shutterstock.com