
(Reuters) – As ações da Novavax (NASDAQ:) Inc subiu quase 20% na quarta-feira depois que conselheiros da Food and Drug Administration apoiaram esmagadoramente o uso de sua vacina COVID-19, aproximando a vacina de um lançamento nos EUA.
As ações caíram cerca de 20% na sexta-feira, depois que os revisores do regulador de saúde sinalizaram preocupações de um tipo de inflamação cardíaca após a vacinação, aumentando a incerteza sobre o resultado da reunião de terça-feira.
No entanto, a votação dos conselheiros externos – 21 a favor, nenhum contra e 1 abstenção – indica que a FDA poderá em breve autorizar a quarta vacina nos Estados Unidos, onde a Novavax espera que ela se torne a escolha preferida entre os céticos da vacina.
O voto positivo “reconhece a força de nossos dados e a importância de uma vacina Covid-19 baseada em proteínas”, disse o CEO da Novavax, Stanley Erck, na terça-feira.
A votação do painel da FDA é um desenvolvimento positivo para a Novavax, disseram analistas, pois reduz a incerteza em torno de uma vacina que teve um longo caminho até a autorização.
O analista da Jefferies, Roger Song, disse que os casos de um tipo de inflamação cardíaca, embora preocupantes, resultariam em um aviso muito semelhante ao de vacinas de mRNA rivais de Moderna (NASDAQ:) Inc e Pfizer (NYSE:).
A votação marca um “desafio ao domínio das vacinas de mRNA no mercado COVID-19”, disse Mani Foroohar, analista da SVB Securities, em nota.
Se o FDA autorizar a vacina, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA precisarão endossá-la antes de se tornar disponível no país.
As ações da Novavax subiram 19% a US$ 56,59 antes do gongo.
No Comment! Be the first one.