Maçã e outros fabricantes de smartphones obrigados a incluir USB-C como parte de um único padrão de dispositivos carregados em toda a União Europeia até o outono de 2024. A nova lei foi anunciada nesta terça-feira (7) por funcionários da UE.
A legislação visa reduzir o lixo eletrônico e eliminar a “confusão de cabos”, disse Margrethestager, vice-presidente da Comissão Europeia.
De acordo com comunicado, “telefones celulares, tablets, e-readers, fones de ouvido, câmeras digitais, fones de ouvido e headsets, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis recarregáveis por meio de um cabo com fio que serão produzidos com USB-C, independentemente de sua fabricação”.
As próximas regras se aplicam aos novos eletrônicos de pequeno e médio porte vendidos na UE.
Carregadores rápidos de carregamento também são obrigados a adotar como mesmos carregamentos rápidos.
A medida não afeta o dispositivo sem inclusão, e as tecnologias aceitam que comprar sem um adaptador incluído, se assim o desejarem.
A nova regra traz grandes mudanças para os usuários da Apple. Procurada, a empresa não respondeu prontamente a um pedido de comentário.
Mas, durante o processo legislativo, a Apple disse às autoridades da UE que a regra proposta tornaria obsoletos até um bilhão de dispositivos e acessórios que usam o conector Lightning proprietário da empresa, de acordo com um relatório do Parlamento da UE.
Um estudo de 2021 citado no mesmo relatório descobriu que os iPhones com o conector Lightning representam 18% das novas vendas de telefones celulares em 2019, com 44% usando USB-C e 38% usando o conector USB Micro-B mais antigo.
O fim do conector Lightning da Apple é esperado em algum tempo. A empresa já usa o padrão USB-C em alguns Macs e iPads e está testando modelos de iPhone sem porta Lightning.
Mas o anúncio desta terça pode acelerar a mudança da Apple para USB-C e abandonar o Lightning levar a empresa a todo o mundo, para sempre.
Os exercícios para um padrão único de cobrança na Europa datam de mais de uma década.
As autoridades chegaram a garantir o suporte da indústria para o padrão USB Micro-B, mas um acordo entre os principais fabricantes para esse efeito expirou 2014 e não foi substituído.
A próxima lei para USB-C, por outro lado, está entre o primeiro tipo.
O anúncio desta terça-feira parlamentar, trilaterais da Comissão Europeia e Conselho.
A medida de cobrança deve receber aprovação final antes de entrar em vigor, mas o processo ainda é considerado uma formalidade.
No Comment! Be the first one.