Os legisladores da União Europeia chegaram a um acordo: todos os futuros celulares na UE obrigados a contar com entrada USB-C universal para carregamento com fio de 2024. A lei também se aplica a tablets, câmeras digitais, fones de ouvido, consoles portáteis e e-readers.
A legislação vem sendo há anos muitosmas um acordo sobre seu escopo foi fechado hoje após conclusão entre os órgãos da UE.
publicidade
“Hoje tornamos o carregador comum uma realidade na Europa!” disse o relator do Parlamento Europeu, Alex Agius Saliba, em um comunicado à imprensa. “Os consumidores estão frustrados há muito tempo com vários carregadores sendo a cada novo dispositivo. Agora eles podem usar um único carregador para todos os seus eletrônicos portáteis.”
A lei do USB-C obrigatório é uma tentativa da UE de reduzir o eletrônico e facilitar a vida dos consumidores. A UE estima que a legislação eletrônica vai significar uma economia de 25 milhões de euros por ano para os consumidores em “compras de redução de carregadores”, e reduzirá anualmente 11.000 toneladas de lixo.
A Apple será a companhia mais aceita pela USB-C obrigatória, já que os iPhones ainda usam a entrada Lightning. Em 2021, a Apple vendeu 241 milhões de iPhones globalmente e cerca de 56 milhões na Europa.
Thierry Breton, comissário para o mercado interno da UE, disse que a decisão não foi contra a Apple. “A regra vale para todos. Não é uma regra adotada contra ninguém”, disse Breton. “Estamos trabalhando para os consumidores, não para as empresas, e temos que dar a essas regras claras para entrar no mercado interno.”
Leia mais:
A Apple já tinha crítico a União Europeia pelo projeto de lei, dizendo que a regra do USB-C obrigatório “engessava a inovação em vez de encorajá-la”. Mas segundo uma reportagem da Bloomberg mês passado, a companhia pode estar testando novos iPhones e adaptadores com USB-C, que já é uma entrada utilizada em MacBooks e iPads.
Através da A Beira
Já assistiu aos nossos novos vídeos no Youtube do Olhar Digital? inscreva-se no canal!
No Comment! Be the first one.