A cooperativa de crédito Sicredi ao tornar-se financeira a 10ª instituição Portal Gov.br. Dessa forma, cerca de 4,5 milhões de associados da cooperativa podem acessar os serviços públicos digitais de forma direta, com a mesma senha do aplicativo da instituição.
Outras instituições associadas ao Portal Gov.br
A plataforma já conta com outras nove instituições associadas. O login através da senha do banco disponibiliza o nível de segurança prata no Portal Gov.br, o que permite o acesso a serviços, como a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, Sistema de Valores a Receber, do Banco Central e a carteira digital de trânsito.
As instituições financeiras associadas ao Gov.br, são:
- Agibank;
- Banco do Brasil;
- Banrisul;
- Bradesco;
- BRB;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú;
- Santander;
- Sicoob;
- Sicredi.
Diversos serviços
Não são só serviços da União que estão integrados à plataforma, mas também do Distrito Federal e de oito estados. No começo do mês de maio, o Portal Gov.br ultrapassou o número de 100 milhões de pessoas cadastradas.
Hoje, os serviços públicos, pela 4,93% plataforma o acesso aos serviços públicos, sendo que 31 (80%) são totalmente digitais.
O usuário dos estados e municípios que integram ao portal pode ter acesso ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), tributo arrecadado estados. Além disso, é possível regular a pendências financeiras com os governos locais e o acesso aos serviços relacionados ao fornecimento de água e saneamento básico.
De acordo com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que é responsável pela plataforma Gov.Br, o acesso através do aplicativo do banco é seguro. Com integração, o governo acessa somente o nome completo, CPF, telefone e e-mail do usuário.
Como acessar?
Quando o acesso do cidadão ou os aplicativos governamentais permitirem a autenticação através da opção Gov, ele será direcionado a uma tela onde serão apresentadosBancos Credenciados”. Ao clicar e selecionar o Sicredi, por exemplo, ele será direcionado para o ambiente do sistema cooperativo, onde preencherá suas credenciais de credenciais e receberá uma mensagem no aplicativo.
Após esse processo, o cidadão é aprovado para aprovação do compartilhamento de dados pessoais. Dessa forma, o serviço será direcionado para que o acesso já tenha sido identificado.
Por favor, vale destacar que o compartilhamento do fim da senha quiser do banco com o Portal gov.br pode ser cancelado quando o usuário
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Siga-nos no canal não Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagrame Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: rafapress/Shutterstock.com