
Rafael Grossi, diretor geral da AIEA, em 6 de junho de 2022 em Viena – AFP
Estados Unidos e três países europeus (Reino Unido, França e Alemanha) que integram o acordo sobre o programa nuclear do Irã apresentou uma resolução à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para criticar a falta de cooperação de Teerã, divulgar fontes diplomáticas nesta terça -feira.
“O texto foi apresentado durante a noite”, afirmou à AFP um diplomata europeu, uma informação que foi confirmada por uma segunda fonte.
Em junho de aprovação pelos 35 membros do conselho de ministros da AIEA reunidos em Viena sexta-feira, esta resolução seria a primeira crítica ao desde 2020.
O texto se concentra em um relatório de urânio enriquecido encontrado em três relatórios que não foram divulgados no Irã.
Um discurso bruto na reunião segunda-feira, o diretor geral da AIEA, Rafaeli, lamentou a ausência de início “tecnicamente inteligente respostas” de Teerã sobre uma questão.
“Espero que ao final esta semana, uma vez nós podemos das deliberações resolver o problema de todas” disse Grossi.
A aprovação da China da decisão inicial no conselho da AIEAObstruir o processo de decisão, que também designa a França1, acordo com o Reino Unido, Alemanha.
2 Novos Estados Unidos que não são poderosos para proteger o governo. O governo de Teerã negar este objetivo.
Durante o presidente de Donald Trump, Washington se retirou em 2018 que considerava insuficientemente e restabeleceu o acordo contra a República Is acordoul’, acordou um duro do acordo.
A resolução apresentada na AIEA evitará a proibição da maneira firme ou a deixará aberta ao diálogo, segundo os analistas buscam uma porta pela AFP.
No Comment! Be the first one.