O desempenho da economia brasileira no início de 2022 não surpreendeu os economistas, sendo exatamente o esperado para o período. No primeiro trimestre, o crescimento foi de apenas 1%. Apesar de o Brasil ter retornado à lista das 10 maiores economias inteligentes, o país corre riscos sérios e avança para uma inflação cada vez maior.
Além disso, entre as grandes economias do globo, apenas o Brasil e a Turquia possuem inflação, juros e desemprego de dois dígitos. Então, para saber mais sobre o assunto, confira a seguir.
Economia brasileira corre sérios riscos após voltar ao top 10 mundial
Dessa forma, mesmo o crescimento, o Brasil ainda precisa com uma série de problemas. Que podem, inclusive, fazer com que a economia do país de fato acelere nos próximos meses.
Segundo os economistas, porém, o cenário já foi pior. De 202 para 202 muitos países passaram pela possibilidade de um ano de planejamento ou planejamento. Hoje, apesar de não ser o ideal, aguardo melhorou. , mesmo nos cenários mais otimistas, a previsão para o crescimento é de um PIB na faixa de 1,5%.
Entre os principais fatores para os problemas econômicos do Brasil, estão a alta definição, o cenário político de um crescente e alta dos juros. No início de junho, a Selic estava em 12,75%. E a previsão do Copom é de novos aumentos.
Além dos juros, uma inflação elevada por tanto tempo diminui o poder de compra das famílias, sobretudo das mais pobres. O que, além de colocar de volta o Brasil no mapa da pobreza, também dificulta que a economia gira e se recupere.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Ronnie Chua / Shutterstock.com