O Banco Central da Austrália (Reserve Bank of Australia, ou RBA na sigla inglês) surpreendeu o mercado ao alterar a taxa de juros em 0,5 ponto porcentual, de 0,35% para 0,85%, em sua reunião de política recuperanesta terça-feira, 7.
O RBA aumenta ainda mais significativamente no país e deve subir mais, por esses novos meses acréscimos são prováveis nos próximos meses. O australiano BC espera que a inflação desacelere de volta à meta apenas em 2023, para ficar entre 2 e 3%.
Na última alta de juros, um taxon havia sido mais alto em 25 pontos base, de 0,10% para 0,35%. Os mercados acionários da Ásia e do Pacífico se confundem com a decisão do Reserve Bank of Australia surpreendem o mercado, com uma alta maior do que o esperado.
O presidente da RBA, Philip Low, afirmou em comunicado que o tamanho e o momento dos próximos aumentos dos juros serão guiados pelos dados e sobre as perspectivas para a inflação e o mercado de trabalho.
“O aumento de hoje das taxas de juros é mais um passo na retirada do apoio a impacto que foi implementado para ajudar a economia austral a pandemia,” disse Low. “Os preços mais altos da eletricidade e do gás e os altos aumentos nos preços da gasolina significam que, no curto prazo, a inflação deverá ser maior do que o esperado há um mes”.
“À medida que o lado da oferta global foram resolvidos e os problemas do lado da oferta foram resolvidos, mesmo os preços das commodities em um nível de estabilização alto, os devem moderar. do tempo”, disse o residente da RBA.
Ainda não Sem investimento externo? Estrategista da XP dá aula gratuita sobre como virar sócio das maiores empresas do mundo, direto do seu celular – e sem falar inglês
No Comment! Be the first one.