Mesmo com a criação do Vale-Gás, as vendas de botijão de gás caíram bastante no Brasil. De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), houve uma queda de 5,6% nas vendas nos 4 primeiros meses de 2022.
Ou seja, para os representantes das empresas distribuidoras de gás isso mostra que o Vale-Gás não está sendo usado para comprar botijões. Diante disso, há uma pressão sobre o governo para fazer mudanças no benefício. Leia a seguir.
Após redução nas vendas de botijão de gás, o Vale-Gás pode mudar
Em suma, como distribuidor de gás, cobram que o governo mude o Vale-Gás, de forma a garantir uma energia energética para a distribuição e um distribuidor como segurança para o distribuidor. De acordo com o presidente da Abragás, Paulo José Luiz Rocha, “O recurso tem que ser carimbado para compra de gás. No modelo atual, esse dinheiro vai acabar sendo gasto em outra coisa”.
Além disso, o diretor explica que como distribuidoras também estão tendo impacto com a alta dos preços do produto. “Na medida em que não consegue repassar o preço, muitos empresários como portas. Ou repassar para sobreviver ou fechar”.
O resultado negativo nas vendas do botijão de gás já vem desde 2021, quando houve uma baixa de 4,2% nas vendas. A queda no consumo de gás é reflexo da alta do item, e a queda do poder de compra do brasileiro. Para se ter ideia, entre março de 2020 e março de 2022, o botijão de 13 kg ficou, em média, 46,6% mais caro.
Atualmente, o Vale-Gás é pago junto com o Auxílio Brasil, a cada dois meses. Ele visa ajudar na compra do gás de cozinha, e com isso, garantir a segurança energética aos brasileiros mais pobres. Entretanto, o valor do benefício é baixo. Para se ter ideia, o último pagamento foi de R$ 51.
Além disso, vale sobressair o alcance do Vale-Gás é muito pequeno. Em apenas 5,4 milhões de famílias receberam o benefício abril. Com isso, não há propostas no Congresso que mudam o Vale-Gás. Exemplo disso, é o PL 1.472/2021 aprovado pelo Senado em março, que pode dobrar o número de beneficiários.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagens: renata colella / Shutterstock.com