UMA Asus ea Nvidia anunciaram recentemente o Asus ROG Swift 500 Hz, o primeiro monitor do mundo com suporte a taxa de atualização de 500 frames por segundo (FPS). Ainda sem preço ou dados de lançamento oficial, o monitor tem 24,1 polegadas, resolução Full HD (1920 px x 1080 px) e compatível com as tecnologias G-Sync e Reflex da Nvidia. Displays com taxas de atualização altas, como é o caso do ROG Swift 500 Hz, costumam dar uma vantagem extra em jogos multiplayer, em que uma partida de segundo pode determinar o resultado.
Por isso, um Asus após a novidade será o novo padrão entre atletas esports, streamers e até mesmo para gamers casuais. Confira a seguir o que podemos esperar da tecnologia de monitores de 500 Hz:
Asus ROG Swift é o primeiro monitor com taxa de atualização de 500 Hz do mundo — Foto: Divulgação/Nvidia
Em jogos com muita ação, como atiradores ou simuladores de corrida, a tela nem sempre acompanhará a velocidade dos acontecimentos. Então, é comum acontecer o efeito fantasmaque é a imagem residual que aparece durante a transição entre um quadro e outro.
Assim: quando uma imagem de lugar precisa ser projetada para funcionar na tela, quando uma imagem precisa funcionar. Só que há casos em que, durante essa transição, a imagem anterior não se apaga por completo, fazendo um rastro ao redor da imagem que cria o efeito fantasmagórico.
Comparação do efeito ghosting de acordo com a taxa de atualização do monitor — Foto: Divulgação/Nvidia
Uma das maneiras de suavizar isso é com um monitor com taxas de atualização altas. Quanto maior para uma taxa, menos perceptível é o efeito e mais suave será a transição entre as imagens. Assim, os gráficos ficam muito mais nítidos e bonitos, e o jogo fica mais agradável de jogar.
UMA Nvidia Repare um vídeo que mostra como um monitor de 500 Hz diminui consideravelmente o efeito ghosting.
Maior precisão nos movimentos
Mais do que melhorar o visual, monitores mais rápidos suportam uma vantagem competitiva em jogos multijogador. Com animações mais fluidas, é possível atingir a posição do oponente antes que ele consiga reagir. Em um exemplo, se um oponente está se medindo para os lados, é mais fácil calcular o momento correto de disparar.
Não por acaso, a Nvidia anunciou que a tecnologia será compatível com os principais títulos de esports da atualidade, como Counter Strike: Ofensiva Global, Valorant, Overwatch e Rainbow Six Siege.
Movimentação em monitores com 500 Hz é mais suave e oferecer vantagem competitiva — Foto: Reprodução/Nvidia
Além disso, jogos de esportes, como F1 e futebol, também podem se beneficiar de animações mais suaves, já que também exigem movimentos precisos para se dar bem.
UMA Asus não disse um tempo de resposta mais rápido. Parte disso é creditado ao novo painel Esports TN (E-TN), que é uma versão turbinada dos painéis TN (Twisted Nematic). Lembrando que esse tipo de painel é considerado mais rápido do que o IPS (Mudança no Plano) eo VA (Alinhado Verticalmente).
Além disso, como tecnologias G-Sync e Reflex da Nvidia também levam o crédito. Com um monitor e uma placa de vídeo realizada, o tempo de resposta entre o PC e o jogo é praticamente instantâneo. Ou seja, assim que o jogador clica no mouse ou no teclado, a ação é rapidamente acionada no jogo. Com isso, quem tem reflexos rápidos leva vantagem.
Tecnologia G-Sync da Nvidia diminui a latência dos jogos — Foto: Divulgação/Nvidia
Portanto, muito quem quiser pode usufruir completamente do monitor 500 Hz da Asus vai precisar de uma placa de vídeo da Nvidia em seu PC.
No vídeo abaixo, saiba como montar um PC gamer sem gastar muito

5 dicas para comprar um PC gamer bom e “barato”
No Comment! Be the first one.