Com a alta de juros e da inflação, o risco de inadimplência está maior do que nunca. Aumento dos preços em todos os setores, como fintechs de crédito passam por uma prova de resistência.
As fintechs de serviços financeiros se popularizaram nos últimos anos com a ideia de oferecer Financeiro para as pessoas que não possuem acesso, além de taxas mais baixas para aqueles que têm mais possibilidades de pagar. Porém, a alta da inadimplência apresenta um grande risco para o modelo de negócio dessas empresas.
Aumento da inadimplência põe em risco as fintechs de crédito
De fevereiro com o levantamento feito pela Serasa, o número de brasileiros inadimplentes avançou 0,81% de acordo para março, e chegou aos 65 milhões de pessoas pelo mês seguido. Essa alta pandemia, desde março, o começo da 2020.
Mas não para por aí. A expectativa é que a inadimplência continue subindo pelo menos nos próximos meses seis. Enquanto isso acontece, a capacidade de pagamento vai continuar com os consumidores das empresas. Como consequência, a alta no juros deve aumentar o custo do crédito para as próprias fintechs que precisaem de Financeiro.
Especialistas no mercado financeiro que esse é um momento decisivo. O enfrentamento da crise por parte das empresas desse setor dependerá de fatores como a capacidade de análise de créditos e capitalização de clientes.
Para Sandro Reiss, presidente da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), o cenário atual de inflação e juros altos é cenário atual o momento que as fintechs também podem ser capazes de lidar com os desafios do setor.
“Algumas vão acertar e outras vão errar, mas aquelas que coordenarem bem o apetite a risco de oferta dos produtos poderão crescer com qualidade”afirmou Reiss em entrevista ao Valor Investe.
Nesse sentido, uma das estratégias para encarar o período foi a abertura de rodadas de captação. A medida já foi tomada por diversas fintechs de crédito que buscam ter mais caixa para enfrentar a inadimplência.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal não Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagrame Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Basicdog / Shutterstock.com