Imagem: rafapress / Shutterstock.com
O Banco Central do Banco Central (BC), Roberto Campo Neto, afirmou que quer responsáveis titulares como instituições financeiras em nome de clientes, como conhecidos “contas”. O objetivo é diminuir a quantidade de golpes no Pix.
Em uma audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Deputados, Neto disse que o BC está “apertando o máximo possível para que os Bancos não têm capacidade de ser hospedeiros de ‘conta laranja’ ou de contato”.
O presidente da entidade brasileira ainda destacou que as instituições do BC vão realizar um processo em que as instituições financeiras serão responsáveis por fazer uma fraude de Pix e elas possuirem uma conta laranja.
É que você provavelmente também gosta:
Quer vender seu celular? Nova máquina está disponível e faz Pix na hora para você
Partidos podem receber doação de pessoas físicas via Pix
Contas laranjas e golpes do Pix
As laranjas são contas falsas por bandidos com a utilização de dados de vítimas para quantias de outras pessoas que também recebem contas de vítimas de crimes. Esse tipo de ação pode, por exemplo, deixar um indivíduo endividado caso as mudanças individuais realizam muitas Financeiro.
Já que nos utilizam o Pix, os usuários usam os mecanismos de engenharia social, que fazem uso da transferência que são chamadas de valores e, usando os dados passados por ela, os usuários de engenharia social, usam ações pessoais para transferir que são chamadas de valor e, usando os dados anteriores, por ela, os usuários de engenharia social, fazem uso de ações pessoais.
Nos casos em que é utilizado na engenharia social, não ocorrem falhas nem soluções de pagamentos. Por isso, os bancos brecha para não serem os responsáveis por reserir como quantias aos visualizam uma clientela.
Última alternativa do Banco Central
A medida pensada pelo presidente do Banco Central pode ser a última opção para as pessoas que são vítimas de contas laranjas. O BC tem se preocupado com a quantidade do Pix que vem ocorrendo de golpe e já surgiram funcionalidades para diminuir como criminosos das ações.
Vale lembrar que, sobre o procedimento anunciado por Neto, a assessoria de imprensa do Banco Central afirmou ao portal InfoMoney que não tem outras informações além do que já foi dito pelo presidente.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com