O app iNaturalist foi desenvolvido para ajudar os amantes do meio ambiente a descobrir tipos de vegetações. Para isso, é necessário tirar uma foto da planta e fazer o download da imagem no aplicativo. Além de uma espécie e nome científico, existem que identificam quem identifica fotos próximas a sua região
O app está disponível gratuitamente para Android e iOS. Veja a seguir o tutorial que o TechTudo preparou com as principais funções do aplicativo iNaturalist e como identificar o tipo de uma planta para entender um pouco mais sobre o meio ambiente.
iNaturalist permite identificar plantas pelo celular — Foto: Lucas Santos/TechTudo
O mundo está preparado para comportar novos lixos eletrônicos? Opine no Fórum do TechTudo
Como usar o aplicativo iNaturalist
Passo 1. Após fazer o download na Loja de aplicativos ou Loja de aplicativos do Google, clique em “Deslizar” para ver como o sistema funciona. Para realizar o cadastro é necessário clicar em “Cadastre-se agora” e informar dados pessoais como nome completo, e-mail e senha. Caso prefira, é possível usar com uma contas do Google, Facebook ou Maçã para fazer login.
É possível fazer uma conta nova no iNaturalist ou entrar com outras contas — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes
Passo 2. Ao criar sua conta e logar no aplicativo, a primeira página aparece em branco. Na barra inferior é possível clicar no ícone de uma câmera para registrar as primeiras plantas.
Ao entrar pela primeira vez no app, não existe nenhuma informação cadastrada — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes
Passo 3. Ao clicar no ícone da máquina fotográfica, quatro opções aparecem na tela. O usuário pode tirar uma foto naquele momento ao clicar em “Câmera” ou baixar a imagem na opção “Galeria de fotos”.
É baixar foto no mesmo instante ou possível uma imagem da galeria — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes
Passo 4. Ao tirar ou escolher uma foto, o aplicativo reconhece automaticamente o tipo de planta. Na imagem, o sistema suspeito ou “Gênero O certo” e o logotipo mostraram algumas informações deste tipo. É possível cadastrar detalhes sobre a planta como horário e dia do achado, localização, entre outros. Além disso, o app também permite compartilhar com os usuários do iNaturalist para que vejam a espécie encontrada em um determinado lugar.
Ao escolher a imagem, o aplicativo reconhece o tipo de planta — Foto Reprodução/Vitória Bernardes
Passo 2. Passo 1. Passo 2. Passo 2. Passo 2. Passo 2. Passo 2. Passo 2. Passo 2. Passo 5. Você quer ver os tipos de plantas que foram encontrados próximos a uma casa que foi possível clicar e ver quem encontrou sua escolha “Explorar”. Neste momento é necessário estar com o GPS ativo no smartphone.
Outra função interessante do iNaturalist é o “Explorar” — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes
Passo 6. Ao clicar em “Explorar”, o mapa seguinte a sua casa abre e mostra quais foram os registros de outros usuários. Para ver é necessário clicar no alfinete e esperar a imagem carregar. Pode ser que demore um pouco, a depender da quantidade de fotos da região.
Basta clicar no alfinete e ver a planta compartilhada — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes
Passo 7. Ao apertar no alfinete, a foto pelo usuário aparece e o tipo da planta também. É ver a localização exata, além de dados e nome científico da espécie.
iNaturalist permite conhecer outras espécies e os achados dos usuários — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes
Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui 👈
Um Só Planeta — Foto: Editora Globo

Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar
No Comment! Be the first one.