
Kim Gunn, da Coreia do Sul, Sung Kim, dos EUA, e Takehiro Funakoshi do Japão, chegam para reunião em Seul
Por Soo-hyang Choi
SEUL (Reuters) – Autoridades dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão se reuniram em Seul nesta sexta-feira para se preparar para “todas as contingências” em meio a sinais de que a Coreia do Norte está se preparando para realizar um teste nuclear pela primeira vez desde 2017.
O representante, Sung Kim do Sul, EUA, se encontrou com seus colegas de Coreia do Sul e Takehiro, Kim Gunn e Funakoshi, após uma avaliação norte-americana de que a Coreia do Norte está preparando seu local de teste em Punggye para o que seria seu sétimo teste nuclear.
“Estamos nos preparando para todas as contingências em coordenação com nossos aliados japoneses e sul-coreanos”, disse no início da reunião.
Este ano, a Coreia do Norte testou vários itens balísticos, incluindo um que se acredita ser seu maior míssil balístico intercontinental, violando soluções da ONU.
“Queremos essas coisas claras para a Coreia do Norte que suas atividades ilegais têm consequências e que a comunidade internacional não aceitaá ações como normais”, disse o enviado dos EUA.
O recém-nomeado diplomata nuclear da Coreia do Sul Kim Gunn afirmou que a “busca implacável da Coreia do Norte por armas perigosas só acabará fortalecendo nossa dissuasão”.
Na semana, pediram mais por causa da ONU contra seus Estados Unidos balísticos, mas China e a Coreia do Norte pediram pela ONU pela primeira vez, dividindo pela ONU o Conselho de Segurança pela primeira vez Desde que começou a puni-la em 2006, quando o país realizou seu primeiro teste nuclear.
(Reportagem de Soo-hyang Choi, Dogyun Kim, Daewoung Kim e Josh Smith)
No Comment! Be the first one.