O prazo para seu imposto de Renda terminou ontem (31), e pelo menos dessa obrigação já é possível. Contudo, ainda existe um risco bem conhecido pelos contribuintes: cair na malha fina da Receita Federal.
Em geral, isso significa que sua declaração foi corrigida por causa de alguma inconsistência nos dados informados, como um valor incorreto, um rendimento omitido, informações cadastrais erradas ou até mesmo uma fraude possível. A maioria dos casos ocorre por omissão ou erro nas informações. Mas, se você por acaso cair na malha fina, confira a seguir o que você deve fazer.
É que você provavelmente também gosta:
Imposto de Renda pode ter novidades: Senado analisa o caso
Imposto de Renda: benefícios do INSS podem reduzir seu imposto
E agora? O que fazer se você cair na malha fina do Imposto de Renda 2022
Em primeiro lugar, é preciso dizer que o melhor é sempre evitar cair na malha fina. Isso porque, muitas vezes, a tentativa de economizar mais ao autorizar informações pode ser feita. Afinal, erros e inconsistências na declaração podem gerar multas altas. E, quando feitas no limite, as fraudes podem até mesmo levar o contribuinte a ser indiciado por crime tributário.
É importante destacar que valem tanto para quem fornece informações erradas por falta de atenção ou desentendimentos, quanto para quem fornece informações de identificação de má fé. Portanto, todo o cuidado é pouco na hora da declaração, uma vez que a cada ano da Receita se torna mais verificado o sistema de verificação.
Por fim, se por acaso houver erros na sua declaração, a Receita irá informar que algo não está atingindo e qual é uma pendência. Dessa forma, sair da malha fina, você deve ter alguma dúvida ou inconsistência por meio do e-CAC.
Em geral, resolver pequenas pendências é bem simples e leva pouco tempo. Basta enviar uma declaração retificadora de IR, que é feita no próprio programa da declaração original.
Com isso feito, se houver devido devido, a Receita cobra uma multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor do Imposto de Renda devido. Também são cobrados de mora, equivalentes aos dados de taxa Selic acumulada no período.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com