
Por Susan Matheus
(Reuters) – As ações europeias subiram nesta quinta-feira, lideradas por nomes industriais e de luxo, com ganhos limitados por uma queda nas ações de energia e preocupações persistentes com a desaceleração do crescimento econômico.
O índice pan-europeu subiu 0,4% depois de perder quase 2% nas duas últimas sessões, com os mercados acompanhando de perto uma série de dados econômicos em busca de mais pistas sobre a ação do banco central.
Espera-se que os volumes sejam moderados, já que os mercados de Londres estão fechados para os feriados do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth.
O grupo francês de destilados Remy Cointreau subiu 3,5%, superando as estimativas de lucro para o ano inteiro e fornecendo uma perspectiva otimista para este ano e além.
Outras ações de luxo seguiram o exemplo. LVMH, L’Oreal e EssilorLuxottica subiram entre 1,3% e 2,4%, proporcionando os maiores impulsos para o índice.
Os estoques de petróleo caíram com a queda dos preços do petróleo devido a algumas especulações de que a Arábia Saudita pode aumentar a produção em resposta à insistência dos Estados Unidos. TotalEnergies, a listagem da Shell (LON:) em Amsterdã e a Equinor caíram entre 1,4% e 1,8%.
Uma reunião da OPEP + no final do dia também foi procurada por pistas de produção. [O/R]
Os dados de preços ao produtor da zona do euro para maio, previstos para a sessão da manhã, devem indicar que o aumento dos preços provavelmente desacelerou mês a mês, mas ganhou ano a ano. Isso seguiria os dados desta semana que mostraram que os preços ao consumidor da zona do euro subiram para um recorde.
“Os aumentos nos índices de preços ao produtor serão, pelo menos parcialmente, transferidos para os preços ao consumidor, e isso normalmente leva entre 8 e 12 meses. Isso significa que o IPC provavelmente permanecerá em níveis elevados por pelo menos mais 8 a 12 meses”, disse Teeuwe. Mevissen, economista sênior, zona do euro, do Rabobank.
Os dados de preços ao consumidor suíços na quinta-feira mostraram que a inflação aumentou no nível mais alto em 14 anos em maio.
Os investidores também acompanharão o emprego privado nos EUA e os dados semanais de pedidos de auxílio-desemprego com vencimento no final do dia.
Embora se espere que mais empregos tenham sido adicionados, as reivindicações semanais de seguro-desemprego não estão melhorando em relação à semana anterior. Os dados de folhas de pagamento não-agrícolas divulgados na sexta-feira podem decidir como as ações terminarão esta semana, à medida que os investidores se preocupam com o ritmo de aperto da política monetária pelo banco central.
Os mercados foram afetados por preocupações com o crescimento lento, à medida que os bancos centrais globais lutam para controlar a inflação crescente sem levar as economias à recessão. O STOXX 600 está a caminho de encerrar a semana cerca de 0,8% mais baixo.
Entre outras ações, a companhia aérea escandinava SAS firmou 1,8% em um relatório de que um grupo de investidores estrangeiros está explorando uma aquisição.
No Comment! Be the first one.