
(Esta história de 1º de junho corrige para ler ‘CH-53’ (não ‘CH-53K’) no parágrafo 1)
BERLIM (Reuters) – A Alemanha comprará 60 helicópteros de carga pesada Chinook da Boeing (NYSE:)
“Com este modelo, estamos fortalecendo nossa capacidade de cooperação na Europa”, disse a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, sem detalhar quanto custaria os helicópteros durante um discurso na câmara baixa do Parlamento na quarta-feira.
De acordo com dados de planejamento anteriores, a Bundeswehr deveria adquirir de 45 a 60 helicópteros de carga pesada por cerca de 4 bilhões de euros (US$ 4,29 bilhões), a serem entregues entre 2023 e 2029.
O chanceler alemão Olaf Scholz, em uma grande mudança de política para o país após décadas de desgaste das Forças Armadas, prometeu em fevereiro aumentar drasticamente os gastos com defesa e injetar 100 bilhões de euros na Bundeswehr depois que a Rússia invadiu a Ucrânia.
Com os 100 bilhões de euros, Scholz pretende trazer as armas e equipamentos da Bundeswehr de volta ao padrão após décadas de desgaste após o fim da Guerra Fria.
A maior parte dos fundos especiais, cerca de 40 bilhões de euros, será gasta em capacidades aéreas, de acordo com um esboço visto pela Reuters e fontes de defesa.
Um argumento crucial para o Chinook foi seu uso global, disse o chefe de defesa alemão Eberhard Zorn a repórteres.
Mais de 500 Chinooks estão em uso pelo Exército dos EUA e forças na Europa, o que significa que as peças de reposição estão prontamente disponíveis, para que os helicópteros possam ser operados por um longo tempo.
O CH-53K é usado apenas pelos fuzileiros navais dos EUA e Israel, disse Zorn.
A decisão marca um golpe para a rival da Boeing Lockheed Martin (NYSE:), que também concorreu à encomenda.
A Boeing, com seu rotor tandem de marca registrada Chinook, e a Sikorsky da Lockheed, com seu CH-53K, são as únicas empresas ocidentais que oferecem esse tipo de helicóptero militar.
Nos últimos anos, a Bundeswehr adiou repetidamente sua decisão de comprar novos helicópteros de carga pesada.
Ele dependia fortemente do velho CH-53, que vinha voando desde a década de 1970, para sua missão no Afeganistão.
A operação revelou as deficiências do helicóptero envelhecido, com muito trabalho de manutenção necessário para mantê-lo no ar.
(US$ 1 = 0,9323 euros)
No Comment! Be the first one.