O Santander, por meio da funcionalidade FGTSX, tem a oportunidade do trabalhador investir até 50% de seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na compra de ações da maior companhia do setor elétrico da América Latina, a Eletrobras.
O banco fará a intermediação na aplicação no Fundo Mútuo de Privatização (FMP), que é uma espécie de fundo de investimento desenvolvido para permitir o investimento dos recursos do FGTS do trabalho em empresas estatais que estão passando pelo processo de privatização.
É que você provavelmente também gosta:
Trabalhador pode usar parte do FGTS para comprar ações da Eletrobras; veja como funciona
Samsung e Santander oferecem cursos grátis de tecnologia
Como se cadastrar
Para oferta da oferta do banco, é preciso fazer um cadastro no aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal e escolher o Santander.
- Abrir o app FGTS (disponível para Android e iOS);
- Clique em “Autorizar Bancos a consultarem seu FGTS”;
- Clicar em “Aplicação nos fundos Mútuos de Privatização FGTS”;
- Selecione “FMP ELETROBRAS”;
- Leia os termos e clique em “Li e Aceito os Termos e Condições”;
- Escolher o Santander.
Uso do FGTS
Quem tiver saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá usar até 50% do valor disponível para comprar da Eletrobras no processo de privatização da instituição.
A compra será por meio dos “fundos mútuos de privatização”, funcionalidade que foi criada nos anos 2000 e que já foi usada pelo governo para a venda de papéis de outras estatais.
A Caixa Econômica Federal, em março, publicou os procedimentos e as regras de utilização do FGTS pelos trabalhadores que desejem participar de alguma oferta de privatização autorizada na esfera do Programa Nacional de Desestatização (PND).
Privatização
No dia 18 de maio, foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a desestatização da Eletrobras.
Foi determinado um teto de R$ 6 bilhões para o uso global dos recursos do FGTS na compra de ações na oferta pública no processo de desestatização da Eletrobras. Caso as aplicações ultrapassem esse teto, haverá um rateio.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal não Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com