Nesta quarta-feira (1) serão liberados dois lotes de saque ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que são: o saque-aniversário e o saque extraordinário. Neste sentido, milhares de trabalhadores serão contemplados. Saiba mais sobre cada uma das modalidades a seguir.
É que você provavelmente também gosta:
FG extraordinário: veja trabalhadores quais não o valor
Saque duplo e extraordinário do FGTS: saiba se você tem direito
O que fazer se eu perder os dados de saque do FGTS de R$ 1.000?
Saque-aniversário FGTS
O saque-aniversário do FGTS é direito de todo trabalhador previsto por lei. Dessa forma, os cidadãos que optam pela modalidade podem retirar uma parte do saldo de suas contas vinculadas a todos os anos, semper no mês de seu aniversário.
Portanto, os valores nascidos em junho devem migrar para essa familiaridade os valores a partir de 1º de agosto. Verifique o calendário completo abaixo.
- Janeiro – 03/jan – 31/mar;
- Fevereiro – 01/fev – 29/abr;
- Março – 02/mar – 31/mai;
- Abril – 01/abr – 30/jun;
- Maio – 02/mai – 29/jul;
- Junho – 01/jun – 31/at;
- Julho – 01/jul – 30/set;
- Agosto – 01/at – 31/out;
- Setembro – 01/set – 30/nov;
- Outubro – 03/saída – 30/dez;
- Novembro – 01/nov – 31/jan/2023;
- Dezembro – 01/dez – 28/fev/2023.
Para usar o saldo, basta acessar o site ou aplicativo do fundo e clicar no menu “Saque Aniversário do FGTS”.
Vale destacar que escolher o saque-aniversário, não é possível sacar o valor integral em caso de demissão sem justa causa. Porém, o direito à multa de 40% permanece.
Saque extraordinário
O saque extraordinário do FGTS foi distribuído para cerca de 42 milhões de trabalhadores por conta da situação atual do país. Assim, a partir de 1º de junho, quem nasceu em outubro poderá retirar até R$ 1 mil do saldo de contas ativas ou inativas.
Para consultar a quantidade disponível, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, ou o aplicativo do FGTS. Outra opção é uma agência do banco.
Além disso, vale lembrar que o dinheiro é creditado de forma automática no aplicativo Caixa Tem. Na plataforma, é possível movimentar os recursos via transferência, remessas, compras e transferências em espécies. No entanto, o saque extraordinário do FGTS é facultativo, portanto, não há obrigação de sacar esses valores agora.
Sendo assim, você pode optar por não acessar o dinheiro Caixa neste momento, pode o Tem e solicitar uma devolução para fazer a devolução crédito até o dia 10 de novembro, ou simplesmente aguardamos até o fim da rodada no dia 15 de dezembro.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com