Estamos aqui no sexto mês deste ano tão movimentado no espaço! E junho não podia não ser repleto de acontecimentos, ser já diferente: com duas vem missões tripuladas não mesmo dia!
Uma delas, com um gostinho especial para o Brasil. Afinal, será a segunda vez na história que um brasileiro é lançado ao espaço. A outra, fundamental importância para a China, coloca o país um grande passo adiante na tão disputada corrida espacial.
publicidade
O mês também traz missões de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS), lançamentos de satélites e fenômenos naturais fascinantes, como a primeira Superlua do ano.
É preciso ressaltar que todos os recursos mencionados têm como referência o fuso (DF), e dependem de qual localidade do país você é.
Calendário astronômico de junho
4 de junho: O espaçonave New Shepard, da Blue Origin, será lançado às 10h da manhã, das instalações da empresa no Launch Site One, em Van Horn, oeste do Texas, com seis passageiros a bordo, para um breve voo suborbital de cerca de 11 minutos acima da Linha de Kármán (a 100 milhas de altitude), que é considerado a fronteira do espaço pelas autoridades internacionais.

Entre os membros desta que será uma quinta missão tripulada da empresa, estará Victor Correa Hespanha, engenheiro de produção civil de Minas Gerais, que se tornará o segundo brasileiro da história a ir para o espaço. O primeiro foi o ex-astronauta e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Agência Victor seu contrato por meio de um sorteio realizado CSA, após adquirido pela plataforma Crypto NFTs (token não-fungíveis) pela plataforma.
O lançamento será ao vivo pelo Olhar Digitala partir das 9h30, nos nossos perfis oficiais no Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Nesse mesmo dia, às 23h40 (já de manhã de domingo na China), um foguete Long March-2F vai decolar do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto de Gobi, com três taikonautas a bordo da missão Shenzhou-14.
A tripulação espacial, seguirá pela administração China ainda não foram divulgadas a estação espacial da CMSA, aproximadamente, para uma temporada de estação de CMSA. Durante esse período, eles vão trabalhar, principalmente, na preparação do módulo central Tianhe para adição de dois novos módulos.
7 de junho: A SpaceX vai lançar uma missão de reabastecimento de carga Dragão CRS-25 para o ISS. Um foguete Falcon 9 vai decolar a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida, às 12h25.
13 de junho: Um foguete Electron, da Rocket Lab, lançouá a missão Experiência de Navegação e Operações do Sistema de Posicionamento Autônomo Cislunar (CAPSTONE), da NASA, para a Lua a partir da Península de Mahia, na Nova Zelândia.
14 de junho: A lua de junho chega às 8h52, com uma particularidade: neste mês, a Lua chega à fase ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra – ponto chamado de perigeu. Quando isso acontece-se chamar o fenômeno de Superlua, termo que se originou entre os astrólogos no final da década de 1970. Esta será apenas a primeira ocorrência de 2022: outra Superlua vai acontecer em julho.

21 de Junho: O solstício de inverno acontece às 6h08, marcando o primeiro dia de inverno no Hemisfério Sul e também o dia mais curto do ano.
24 de junho: Todos os planetas do Sistema Solar que são visíveis a olho nu aqui da Terra (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) vão aparecer no céu ao mesmo tempo no decorrer de todo o mês. No entanto, no dia 24, pouco antes do amanhecer (por volta das 5h05) eles estarão em brilho máximo, contando com a presença da Lua entre Vênus e Marte.

Isso não significa que os planetas estarão em conjunção. Eles parecem alinhados no céu porque orbitam o Sol praticamente no mesmo plano, que é chamado “plano da eclíptica”. E o fato de estarem todos do Sistema Solar permite que todos do mesmo lado possam ser observados ao mesmo tempo.
Leia mais:
Também estão programados os seguintes lançamentos para junho:
- A Rússia usará um foguete Soyuz para lançar a nave de reabastecimento de carga Progress 81 para a ISS, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão;
- Um foguete Ariane 5, da Arianespace, vai lançar os satélites de comunicações MEASAT 3d e GSAT 24 a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa;
- O satélite de um aviso de lançamento será experimental Wide Field Of View (W), da Força Espacial dos EUA lançado em um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), em intitulado USSF 12, Espacial 41 da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida;
- Outro satélite da Força Espacial dos EUA, que faz parte da missão USSF 44, será lançado pela SpaceX, decolando no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida;
- Um foguete Falcon 9 lançouá o satélite de comunicações geoestacionárias Nilesat 301, partindo da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida;
- A Astra lançará o primeiro par de CubeSats da missão TROPICS, da NASA, da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida;
- Um foguete Arianespace Vega vai lançar o satélite LARES 2 para a Agência Espacial Italiana, a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no Youtube? inscreva-se no nosso canal!
No Comment! Be the first one.